Destaque

Publicado em 07/07/17 às 12:08 | Atualizado em 07/07/17 às 12:10

Poda de árvores previne acidentes em Olinda

Novos equipamentos e o reforço de profissionais dinamizam o trabalho

Por Marcilio Albuquerque

 

A chegada do inverno, com a frequência de chuvas e o aumento das rajadas de vento, requer a ampliação dos cuidados com a vegetação. Em Olinda, o trabalho de manutenção e poda de árvores tem percorrido diversos pontos da cidade. As ações seguem em caráter preventivo e também em atendimento às demandas acionadas pela população. As inspeções são realizadas pelas equipes das secretarias de Defesa Civil e de Serviços Públicos, observando o grau de inclinação, comprometimento dos troncos e galhos e, também, os riscos oferecidos a pedestres, moradores e condutores.

A gestão municipal adquiriu novos equipamentos e reforçou o número de profissionais. Desta forma, bairros como o Alto da Conquista, Águas Compridas, Rio Doce e o Alto da Bondade receberam operações nas últimas semanas. A finalidade é sempre de precaver transtornos ou acidentes, verificando também a proximidade com encostas e imóveis. As espécies de maior porte, a exemplo das algarobas, recebem um tratamento progressivo, sempre acompanhado de especialistas. A poda é um serviço essencial para que as árvores possam se desenvolver no ambiente urbano.

De acordo com o diretor de Paisagismo de Olinda, Fábio Roque, áreas de grande movimentação também vêm sendo visitadas. É o caso da Praça Pedro Jorge, em Jardim Atlântico, e a Praça de São Pedro, no Carmo. Ainda em Jardim Atlântico, a prefeitura também atendeu a chamados e vistoriou árvores nas ruas Córdoba e Santa Terezinha. “Trata-se de um trabalho de preservação e cuidados que também é estendido a outras épocas do ano”, destacou. Segundo ele, no caso de vegetações sem quadro de ameaça, localizadas em espaços públicos, os moradores também podem acionar o Corpo de Bombeiros.

Veja como acionar os profissionais:

Defesa Civil de Olinda:
0800.281.2112

Secretaria de Serviços Públicos:
3305.1065

Corpo de Bombeiros:
193