Publicado em 13/11/17 às 16:00 | Atualizado em 13/11/17 às 16:32

Policlínica São Benedito recebe novas ações do Novembro Azul

Atividade contou com a presença do prefeito Professor Lupércio e do secretário de saúde Eud Johnson

Por pedropaulo

Por Júlio César Gomes

Ações relacionadas ao Novembro Azul seguem a todo vapor em Olinda, com movimentos para intensificar a prevenção do câncer de próstata. Nesta segunda-feira (13.11), a Policlínica São Benedito recebeu atendimentos de urologistas; testes rápidos de HIV/Sífilis; serviços de odontologia; participações de clínicos gerais; endocrinologistas, entre outros. O evento teve a presença do prefeito Professor Lupércio e do secretário de saúde Eud Johnson Cordeiro.

Os demais serviços foram de aferição de pressão, verificação de glicemia capilar, vacinação, avaliação nutricional e cadastramento do cartão do Sistema Único de Saúde, além de distribuição de 500 kits de higiene bucal e preservativos.

“Tivemos a iniciativa de realizar esse evento pelo fato de que os homens não procuram dar total atenção para essa doença. Precisamos trazê-los para mais perto”, ressaltou a gerente da policlínica, Elda Leão.

O discurso foi reforçado pelo prefeito Professor Lupércio. “É muito importante os homens atenderem nossa convocação para os exames, principalmente o cuidado com a próstata. A descoberta rápida da doença ajuda no combate a este tipo de câncer”, acrescentou o prefeito que, em tom de brincadeira, alertou que o homem deve acabar com o tabu das conversas sobre o exame nas rodas de amigos.

A falta de informação gera preconceito, e com isso as pessoas enxergam uma visão equivocada do assunto. O secretário de saúde, Eud Johnson, alerta sobre a importância do diagnóstico e do tratamento. “Trata-se de um momento de quebra de paradigmas e machismo por parte dos homens. O câncer de próstata diagnosticado previamente tem cura”.

O morador de Águas Compridas, Francisco Cícero, 69 anos, foi para a consulta e ficou agradecido pela atenção recebida. “Eu fiz o exame de sangue (PSA) e acusou uma alteração. O médico passou uma ultrassonografia e também o resultado apresentou aumento da próstata. Hoje estou aqui para mostrar ao doutor os exames para cuidar logo”.

A primeira ação realizada pela Coordenação Saúde do Homem de Olinda foi na Unidade de Saúde da Família, de Jatobá, Ouro Preto, local que receberá também o encerramento do Novembro Azul, no dia 30.11. A Unidade de Saúde da Família fica localizada na Rua João Figueiredo, 97, perto da Igreja Nossa Senhora da Ajuda. Todas as USF e policlínicas irão atender ao preceito estratégico do Ministério da Saúde, na expectativa de alertar, orientar e cuidar da saúde do homem de cada comunidade, já que o mês de novembro faz alusão a esse objetivo.