Publicado em 03/10/17 às 14:28 | Atualizado em 03/10/17 às 14:28

Projeto Colmeia Comunidade oferece serviços de saúde e cidadania para população olindense

Trabalho foi realizado na Escola Estadual Guedes Alcoforado, no Varadouro

Por alicemafra

Pela primeira vez a cidade de Olinda está recebendo os serviços gratuitos de saúde e cidadania do projeto Colmeia Comunidade, realizado pelo Sesc Pernambuco em parceria com a Prefeitura Municipal de Olinda (PMO) e várias instituições da cidade. A ação, que aconteceu nesta terça-feira (03.10), trouxe para a Escola Estadual Guedes Alcoforado, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, 838, no bairro do Varadouro, emissão de documentos, exames e avaliações médicas, além de orientações jurídicas.

Representada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH) e de Saúde, a PMO ofertou no evento serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, exame de hanseníase e orientação sobre a doença, vacinação, informações sobre tuberculose e distribuição de material informativo. Detalhes sobre a Operação Lei Seca foram repassados ao público.

Além disso, membros da SDSCDH orientaram a população sobre o tratamento às pessoas idosas. Já os agentes de endemias do Centro de Vigilância Ambiental (CEVAO) abordaram as causas e prevenção dos animais que causam mais doenças no ser humano como, por exemplo, o mosquito Aedes aegypti, escorpiões, ratos e caramujos. Um grupo também realizou a vacinação antirrábica de cães e gatos.

Projeto – O Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016 e passou pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira. Em 2017, já foi realizado na Bomba do Hemetério, no Curado IV, Coque, Coelhos, Afogados e nas cidades de Gravatá, Paudalho e São Lourenço da Mata. Ainda este ano a iniciativa chegará ao bairro de Santo Amaro, no Recife, e ao município de Itamaracá. A iniciativa conta com a parceria da TV Globo, do Senac, Hemope, Naphe, Secretaria Estadual de Saúde, INSS, Detran, Secretaria de Saúde e de Assistência Social, Compesa, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Cebrac, Faculdade Estácio FIR e Celpe.