Desenvolvimento Econômico

Publicado em 18/09/17 às 13:28 | Atualizado em 18/09/17 às 16:14

Sala do Empreendedor de Olinda vai dinamizar formalização de quem deseja abrir o próprio negócio

Unidade fica na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Praça 12 de Março

Por marcosoliveira

 

A Prefeitura de Olinda inaugurou nesta segunda-feira (18.09) a Sala do Empreendedor. Uma novidade que irá facilitar a vida dos olindenses que investem na cidade e atuam nos diversos ramos da economia, ajudando a Marim dos Caetés crescer. O serviço é oferecido na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Praça 12 de Março, Bairro Novo, de segunda a sexta, das 8 às 13h. A solenidade contou com a presença de secretários municipais, empresários e representantes estaduais.

Todos reforçaram a importância desta iniciativa, como o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, João Luiz, responsável pela Sala. “Esta ação é referência para outras cidades. Desde o início da gestão, o Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, pede para que a gente simplifique a vida dos empreendedores. A pessoa que quer gerar emprego acabava encontrando muita burocracia e isso é ruim para eles e para o município. Estamos aqui para simplificar a vida dessas pessoas”, afirmou.

No local serão oferecidos serviços como encaminhamento do CNPJ, emissão de nota fiscal eletrônica, liberação de alvará, cadastro mercantil e oficialização de licença sanitária. Os interessados terão acesso gratuito aos documentos. Além disso, serão disponibilizados cursos como de boas práticas, capacitação e palestras ministradas pelo SEBRAE. Para se legalizar as pessoas devem levar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e apresentar o título de eleitor.

Também foram apresentados os seis agentes de desenvolvimento. Eles vão fazer a intermediação dos empreendedores com as instituições que possam fomentar os negócios. O vice-presidente da CDL, José Andrade, pontuou o quanto é importante essa parceria. “A formalização é um passo importante para os empresários, mas também para a prefeitura. Todos ganham quando a aposta é feita na eficiência e na otimização de tempo e recurso, como está sendo feito aqui”, colocou.

A secretária de Relações Institucionais, Mirella Almeida, também compareceu e ajudou a cortar a fita da inauguração. Além da parceria com a CDL, que forneceu local, estrutura e até funcionários para o funcionamento, a Sala do Empreendedor conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente Urbano e Natural; da Fazenda e Administração; de Comunicação. Além de outros parceiros, como: Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agefepe.