Publicado em 02/10/17 às 15:06 | Atualizado em 02/10/17 às 17:16

Saúde de Olinda inicia ações do Outubro Rosa

Atividades serão oferecidas nas policlínicas da rede municipal

Por Natália Catarina

Por Pedro Morais

A programação referente ao Outubro Rosa começou, nesta segunda-feira (02.10), em Olinda. O local escolhido para o ponta pé inicial das atividades foi a Policlínica da Mulher, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n.º 1059, em Bairro Novo. O público feminino teve à disposição exames de mamografia, testes rápidos de HIV/Sífilis/Hepatite, citologia, mastologia, colposcopia, odontologia e palestras sobre alimentação saudável. A Secretaria de Saúde da cidade também está promovendo atividades nas policlínicas da rede municipal.

No próximo dia 11, a ação ficará concentrada na Policlínica da Mulher Sony Santos, localizada na Avenida Presidente Kennedy, 3673, em Peixinhos. Nos dias 16 e 17 o atendimento será na Policlínica Barros Barreto e São Benedito, respectivamente.

Além de atividades voltadas à prevenção do câncer de mama (com palestras e exames de mamografia) e de ações referentes à prevenção do câncer de colo do útero (com mutirão de citologia),  acontece o planejamento reprodutivo com palestras sobre contraceptivos e o implante de 100 Dispositivos Intra Uterino (DIU)/mês, 25/semanais, de segunda a sexta-feira na Policlínica de Ouro Preto.

Para aplicação do DIU a demanda da mulher não é espontânea e precisa de um preparo psicológico, médico e planejamento familiar, sobretudo, obter consulta regulada e marcada com antecedência na rede de Olinda.

Com o propósito de reforçar o serviço de prevenção ao câncer de mama, durante o ano todo, a Prefeitura de Olinda oferece o Programa Amigo do Peito, através do Mamamóvel. A estratégia tem auxiliado no diagnóstico precoce da doença, agilizado o início do tratamento e diminuído os custos de deslocamento das pacientes.

ORIGEM  A campanha do Outubro Rosa teve início na década de 1990, nos Estados Unidos. O intuito é estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada todo ano, com o objetivo de ampliar a sensibilização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.