Publicado em 04/10/17 às 16:49 | Atualizado em 04/10/17 às 17:20

Saúde de Olinda lança Projeto Posso Ajudar

Alunos da rede de ensino estadual são capacitados sobre funcionamento do SUS para esclarecer dúvidas dos usuários

Por pedropaulo

Por Pedro Morais

Fotos: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda

Com o tema “Posso ajudar Olinda”, sessenta estagiários de nível médio do município participaram na manhã desta quarta-feira (4), no auditório Professor Nelson José Correia, Secretaria de Educação, Varadouro, de uma preparação para acolhimento e humanização do atendimento aos usuários dos serviços de saúde de Olinda. A iniciativa é da Secretaria de Saúde do município, em parceria com a Secretaria de Administração, que nesta quarta e quinta vão preparar os estudantes da rede de ensino estadual no município.

O vice-prefeito, Márcio Botelho deu boas vindas aos alunos estagiários. “Espero que todos tenham sucessos e aproveitem essa oportunidade, pois vocês fazem parte da primeira turma desse projeto pioneiro”, enfatizou.

Duas palestras foram ministradas na abertura de apresentação do projeto. Uma com a temática Qualidade de Atendimento, proferida pelo professor Jailson Silva, que exibiu um vídeo motivacional; e a outra pela médica Zelma Pessôa, que falou sobre o projeto na rede de saúde de Olinda.

O teor das palestras teve o intuito de apresentar e explanar a forma de abordar, acolhimento e atendimento ao público. Aos alunos, além da capacitação e experiência a ser adquirida, será contemplado com a oferta de bolsas de estudos para que possam atuar em funções administrativas e também aumentar a renda familiar.

Para a estagiária Aylla Hellen, 16 anos, residente na IV Etapa de Rio Doce, estudante da escola Souto Filho, a oportunidade é ímpar. “Espero aprender e ganhar experiência na área de saúde, até porque já fiz parte de uma ONG, pois pretendo fazer psicologia ou enfermagem”, comentou.

Já para o aluno Diego José, 18 anos, da escola Monsenhor Arruda, Peixinhos, o momento é de expectativa. “Estou ansioso e pretendo atender bem as pessoas e ajudar naquilo que for possível”, explicou, dizendo que vai fazer educação física.

O aluno, se cumprir carga horária diária de quatro horas, de segunda a sexta-feira, tiver bom desempenho escolar e espírito de liderança, poderá ter a bolsa renovada por mais um ano. Também existe a possibilidade de ser contemplado em passar por um processo de triagem e participação no sistema de regulação da rede de saúde de Olinda, setor que destina a agendamento de exame evitando filas nas unidades, bem como nos serviços de atenção básica, especializados (policlínicas, Centro de Reabilitação) e setores administrativos estratégicos junto à população.

O projeto visa se transformar num novo canal de comunicação do sistema de saúde de Olinda com a população, através das equipes a serem preparadas para o acolhimento e, assim esclarecer as dúvidas dos usuários e facilitar o atendimento.

Estiveram presentes ao evento de abertura, o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho; o secretário de Administração, Ricardo Meirelles; as secretárias executivas de Saúde, Zelma Pessôa e Emília Gonzalez, bem como o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Jailson Silva.