Publicado em 25/10/17 às 16:06 | Atualizado em 25/10/17 às 16:06

Saúde preventiva mais perto do olindense

Programa realiza mutirões de atendimento nas comunidades

Por Natália Catarina

Por Marcílio Albuquerque

Um mutirão de serviços de atenção à saúde aportou, nesta quarta-feira (25.10), na comunidade do Sítio do Cajá, localizada no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda. Registrando sua quarta edição, o projeto “Olinda Mais Saúde” trouxe para a população consultas médicas em clínica geral, ginecologia e pediatria, além de exames de mamografia, citologia, aferição de pressão, entre outros. O espaço montado na Avenida Flores do Campo registrou mais de 200 atendimentos gratuitos, ofertando também prevenção odontológica e atendimento veterinário. Quem passou pelo local, não dispensou a oportunidade.

A ação conjunta também contou com a distribuição de kits de higiene bucal, com profissionais de odontologia prestando orientações para adultos e crianças. Foi oferecida a testagem rápida para doenças como HIV e Sífilis, além de exames como glicemia e a emissão do Cartão SUS. Mais de 1,5 mil preservativos foram distribuídos, incluindo os do segmento feminino. O prefeito Professor Lupércio acompanhou de perto o mutirão. “O nosso objetivo é sempre de facilitar o acesso da população aos principais serviços disponibilizados pela rede municipal de saúde”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Saúde, Eud Johnson Cordeiro, o projeto deve se repetir mensalmente, atingindo todas as áreas do município. A dona de casa Maria Aparecida Oliveira, 55, foi uma das que aproveitaram os serviços à porta de casa. Ela trouxe o filho, Arthur, de oito anos, para uma consulta com o pediatra. “Ele estava precisando e foi muito bem atendido”, contou. O sentimento foi compartilhado pela vendedora Suely Souza, 42, que buscou a prevenção do colo do útero. “É um exame indispensável para todas as mulheres e, estando mais perto da gente, fica ainda melhor”, opinou.