Destaque

Publicado em 11/02/17 às 16:39 | Atualizado em 14/02/17 às 7:43

Secretaria de Meio Ambiente lança campanha “Reciclar é Preciso” na orla de Olinda

A próxima ação educativa vai ser no dia 5 de março em um novo trecho da praia

Por Ismaela Silva


Todo mundo concorda com a sensação desagradável que é encontrar lixo no chão, na rua, no meio do caminho e descartado de forma inadequada. Pior ainda é quando esse lixo está no cenário do passeio na praia. Mas se depender da Prefeitura de Olinda isso não acontece mais, pois a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Coocencipe – Cooperativa de Catadores de Materias Reciclaveis, iniciou neste sábado (10) o projeto “Reciclar é Preciso”, que pretende conscientizar sobre a limpeza da praia e também estimular a separação dos materiais que podem ser destinados para a reciclagem.

A primeira ação educativa ocorreu na orla das praias de Bairro Novo e Casa Caiada. As duas instituições, junto com voluntários do Projeto Peixe Boi, recolheram todo o lixo reciclável que havia na areia, separou os materiais recicláveis, conversou com os palhoceiros e orientou banhistas e moradores da orla sobre a importância de utilizar sempre saquinhos ou lixeiras para descartar os resíduos e depois entregar para os donos das palhoças.

Cada banhista recebeu um saquinho e os barraqueiros receberam um saco grande, para reunir todo o lixo no final do dia. De acordo com a secretária executiva de Meio Ambiente, Silvania Cabral, o objetivo é que o município possa passar a contar com o apoio de toda a população. “É uma parceria que a gente pretende fazer criar o habito dos barraqueiros deixarem o local limpo no fim do dia. A partir de agora os catadores da cooperativa vão passar todos os dias às 16h para recolher o material reciclável que for recolhido pelos palhoceiros e depois a prefeitura vai fazer a limpeza, de domingo a domingo”, explica Silvania.

O coordenador da Coocencipe, Mauro Paulino, comemora a parceria com a prefeitura. “Hoje está sendo diferente, a secretaria de meio ambiente está dando uma nova forma, junto com os barraqueiros, para a gente trabalhar de maneira mais correta”, declara.

Na ação deste sábado, que durou cerca de duas horas, foram recolhidos mais de cem quilos de material reciclável. A próxima ação educativa vai ser no dia 5 de março em um novo trecho da orla de Olinda e em seguida em bairros como o Sítio Histórico de Olinda e outras comunidades.

Este slideshow necessita de JavaScript.