Educação

Publicado em 31/10/16 às 11:38 | Atualizado em 31/10/16 às 11:42

Banda Sinfônica do CEMO comemora 20 anos em abertura do Mês da Música

A apresentação vai acontecer nesta terça, dia 1 de novembro, a partir das 19h nas escadarias da Igreja do Carmo. No repertório, clássicos da Música Erudita, Regional e Popular Brasileira

Por Clara Albuquerque

Banda Sinfônica do Cemo. Foto: Hilton Leão

Banda Sinfônica do Cemo. Foto: Hilton Leão

No dia 1º de novembro, o Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) faz a abertura do seu tradicional Mês da Música. O evento vai acontecer nas escadarias da Igreja do Carmo, situada na Praça do Carmo, a partir das 19h, e conta com a apresentação da Banda Sinfônica do CEMO que, este ano, completa 20 anos.

A Banda receberá vários convidados, professores do CEMO, que se apresentarão como solistas. São eles: Marcos FM (contrabaixo), Luiz Neto (contrabaixo), Melina Gama (viola), Adjair Cavalcanti (voz), Fernando Torres (voz), Flávio Santana (trompete), Enok Chagas (trompete), Rogério Acioli (flautim), Jorge Augusto (Trombone) e Jeremias Araújo (saxofone). O trompetista Marcos Carneiro, filho do maestro Duda, também, fará participação especial na programação. No repertório, clássicos da Música Erudita, Regional e Popular Brasileira, a exemplo de Coração de Estudante (Milton Nascimento e Wagner Tiso), Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant), Lamento Sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil) e Aria da 4ª Corda (J.S. Bach).

“É uma alegria, para nós, comemorar esses 20 anos da Banda Sinfônica do CEMO com a abertura do nosso Mês da Música. Não poderíamos deixar de dividir com o público essa celebração que se torna, ainda mais, especial por receber como convidados os nossos professores”, diz a diretora do CEMO, Anaide da Paz.

MÊS DA MÚSICA – Durante todo o mês de novembro, diversas atrações se apresentam, gratuitamente, na sede do CEMO, que fica na Avenida Pan Nordestina, no bairro de Salgadinho, nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Este ano, o evento será inspirado no tema Vem pra Olinda, com diversas atrações locais e convidados interestaduais, a exemplo da Orquestra de Violões da Universidade Federal da Bahia, o grupo Flauta de Bloco da Universidade Federal de Pernambuco, o guitarrista e compositor Fred Andrade e os grupos representativos do CEMO como o CEMO 3, a Big Band e o Trio de Flauta.

BANDA SINFÔNICA DO CEMO – A Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) é formada por professores, estudantes e ex-estudantes do CEMO. Com 40 integrantes, tem como objetivos promover inclusão social através da música fazendo concertos em diversas comunidades carentes e, assim, despertar em diversas crianças a vontade de estudar música e, através dela, ter melhores condições de vida; efetivar concertos aulas na rede escolar de Olinda e Região Metropolitana da capital, permitindo à comunidade escolar o acesso à música de qualidade e oferecer a comunidade em geral concertos de funções sociais diversas tais como solenidades cívicas, festas religiosas, eventos esportivos etc.

Fundada em 30 de agosto de 1996, durante a gestão do Prefeito Germano Coelho, tendo como diretor do CEMO o Maestro Mário Câncio e como primeiro regente o professor Valderedo Medeiros de Andrade, foi regida, posteriormente, pelo professor Adelmo Apolônio. Atualmente, o grupo é dirigido pelo maestro e professor Nilson Lopes que está à frente das atividades há cinco anos.

O repertório da Banda é bastante eclético abrangendo diversos estilos musicais do popular ao erudito, incluído também músicas regionais e internacionais.  Dentre os vários concertos realizados, além do espaço do CEMO, destaca-se a participação do conjunto nos seguintes eventos: Festa da Vitória Régia, no bairro de Casa Forte/Recife; Fliporto Criança, em Olinda; Concerto de Encerramento do Dia T (Encontro Regional de Trombonistas); II Feira Música Brasil; Entrega do Prêmio Amigo do SUS; Dia do Psicólogo, na FACHO; Marcha Mundial pela Não Violência e  Inauguração da Extensão da FUNESO, em São Lourenço; MIMO – 9ª edição;  XVI e XVII Encontros de Bandas de Gravatá-PE;  Projeto “A Banda de Música na Academia”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); I Semana da Música do IFPE Campus Barreiros e Semana da Música da UFPE.

Nilson Lopes (regente) – Atualmente é o maestro titular da Banda Sinfônica do CEMO. Natural de Nazaré da Mata – Pernambuco. Mestre em Composição pela UFPB. Formado em Licenciatura em Música pela UFPE. Compositor e arranjador atuante, tendo trabalhos realizados para grupos como a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Banda Sinfônica da Cidade do Recife, Orquestra Criança Cidadã, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Quinteto Violado, entre outros.

CEMO – O Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) é vinculado à Secretaria de Educação, Esportes e Juventude do município. Foi fundado em 1983, pelo maestro Mário Câncio, com a proposta de oferecer, às crianças do município, uma oportunidade de aprenderem Música.

Com um corpo docente de alta qualidade, entre especialistas e mestres, nos seus 30 anos de existência, o CEMO é uma das escolas de Música mais bem conceituadas, no Estado de Pernambuco. Atende a todas as faixas etárias, de crianças a partir de seis anos a idosos, com cursos específicos, e recebe estudantes de diversas cidades, inclusive de outros estados.

A Semana da Música do CEMO e o Concerto de Natal são destaques anuais, com excelentes oportunidades para os estudantes e o público em geral apreciarem a desenvoltura dos grandes músicos da instituição e de outros artistas convidados, bem como de participarem de cursos, palestras e workshops.

O CEMO promove o desenvolvimento profissional dos estudantes oportunizando a participação em grupos, tais como a Banda Sinfônica do CEMO, a Big Band do CEMO, os Pequenos Cantores de Olinda, o Coro Revívere e o grupo Filhos do Choro.

Nomes notáveis no cenário musical pernambucano têm passado pelo CEMO, como Dudu do Acordeon, Prisclila Dantas, Almir de Oliveira, Edilza Aires, Chris Nolasco, Sônia Sinimbu, dentre outros.

Ao contribuir para a formação de centenas de estudantes, com vários alunos aprovados no vestibular de Música da UFPE e em outros concursos, o CEMO prossegue empreendendo esforços para o desenvolvimento da educação musical no município de Olinda e no estado de Pernambuco.

print

Tags desta notícia: , , , , ,