Destaque

Publicado em 26/06/17 às 15:33 | Atualizado em 26/06/17 às 16:08

Educação de Olinda incentiva criação de horta escolar e alimentação saudável

Milho colhido em escola da rede municipal foi consumido durante os festejos juninos

Por Natália Catarina

O São João dos alunos da Base Rural Escola Margarida Alves, em Ouro Preto, Olinda, ganhou um toque especial, através do Projeto Aprendendo com a Horta, Cultivando Valores. Os estudantes fizeram ​a colheita de milho e participaram da produção do preparo de comidas juninas com auxilio dos professores, moradores da comunidade, pais e mães.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Rosângela Cassiano, a festa junina, ajuda a quebrar a rotina escolar, quando bem trabalhada em sala de aula. “O festejo enriquece o repertório e favorece a integração dos alunos e comunidade. Isso se dá através de atividades lúdicas e prazerosas que contribuem para o trabalho em equipe e, consequentemente, para o processo de socialização das crianças”.

Para o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza, os bons hábitos alimentares são comprovadamente importantes para garantir a qualidade de vida e a dieta saudável que deve começar na infância. “Os festejos escolares são, portanto, mais uma forma de fortalecer o aprendizado, pois a didática transcende os muros da escola”, complementa o secretário. Toda a comunidade escolar da Base Rural comemorou a colheita com uma festa, fogueira simbólica ​e música junina.

O Projeto Aprendendo com a Horta, Cultivando Valores tem como objetivo promover entre os estudantes conhecimentos multidisciplinares sobre o uso da terra, das plantas e cuidados com alimentos e os animais.​