Escola Coronel José Domingos ganha rádio escolar

A secretaria de Educação inaugura também espaço multiuso e sala de atendimento educacional especializado. A escola fica localizada no bairro de Ouro Preto

Publicado por: Secom, em: 27/03/14 às 18:29
Arte: João Paulo Angelim

Uma rádio é a nova ferramenta pedagógica e de comunicação da escola municipal Cel. José Domingos da Silva, em Ouro Preto. De uma cabine de vidro, com mesa de som e microfones, os alunos da unidade de ensino serão ouvidos pelos demais estudantes, através de caixas de som instaladas no pátio. A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação, inaugura a Rádio Escola nesta sexta-feira (28), às 10 horas.

Com a orientação de um monitor, os estudantes farão a programação e participarão da rádio no dia a dia, em atividades que trabalharão a linguagem, a produção de textos e a comunicação oral, veiculando informações do que acontece na própria escola e na comunidade. “A rádio é um instrumento de promoção cultural e de socialização das informações. Um meio de comunicação da escola e dos alunos com a comunidade interna e a externa”, afirma a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto.

Mais inaugurações

Na mesma oportunidade, serão inaugurados mais dois espaços na escola Cel. José Domingos da Silva. Um Espaço Multiuso – área coberta com palco para palestras, apresentações culturais e outros eventos – e uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que foi ampliada e recebeu novos equipamentos.

A Sala AEE dispõe de equipamentos lúdicos, pedagógicos e tecnológicos, como computador com teclado especial, notebooks e softwares de jogos. Tudo voltado para atendimentos de crianças e adolescentes com necessidades especiais, tanto físicas como mentais e psicológicas. Elas continuam inseridas no ensino regular e, no contraturno, têm neste espaço o acompanhamento individualizado de um profissional de educação. A rede municipal possui outras 13 salas do tipo.

A escola Cel. José Domingos da Silva fica localizada na rua Dracena, s/n, quadra E9, em Ouro Preto. A unidade de ensino atende a 643 estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos à noite.