Destaque

Publicado em 12/06/17 às 17:23 | Atualizado em 12/06/17 às 17:28

Escolas municipais realizam ações na Semana do Meio Ambiente

Projetos “Mais Verde” e “Gincana Sustentável” foram destaques na Nova Olinda e Claudino Leal

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

Por Pattricia Viviane

Com objetivo de desenvolver ações responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, poluição, desmatamento, entre outros, várias escolas receberam ações para ter uma postura mais sustentável durante a Semana do Meio Ambiente. Participaram, por exemplo, a Escola Municipal Nova Olinda (Sítio Santo Antônio), com o seu projeto “Mais Verde” e a “Gincana Sustentável”, da Escola Prof. Claudino Leal (Cidade Tabajara).

​O projeto Mais Verde, da Escola Municipal Nova Olinda, desenvolve​u através de conversa informal, aula expositiva com filmes, livros, observação e exploração com passeio pela comunidade e visita a creche Manuel Quintão e ao centro de Educação Ambiental.  Na escola, alunos e professores confeccionaram cartazes, brinquedos com materiais reutilizados e fizeram um levantamento dos possíveis problemas ambientais vividos pela comunidade (lixo jogados pela rua, desperdício de água e desmatamento), além das coletas de garrafa pet, panfletagem, criação de um jardim vertical e a confecção de uma composteira.

​”A questão ambiental é relevante, pois trata da nossa sobrevivência. E quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente, percebendo-se como ser integrante transformador e, acima de tudo tendo atitudes de preservação”, explica a secretária executiva de Programa e Políticas Educacionais, Edilene Soares.

Ainda de acordo com a secretária, a Educação Ambiental nas escolas ​é um processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Na Escola Prof. Claudino Leal, os alunos participaram da gincana sustentável, que compartilharam ações coletivas através de atividades desenvolvidas como a coleta de óleo, garrafas pets, além da manutenção e limpeza do jardim. Segundo a diretora, Patrícia Coruso, a ação vem para estimular o desenvolvimento dos pilares da educação, conhecimento, aprender a fazer e a viver junto como objetivos específicos.

Para brindar ​o fechamento d​a Semana do Meio Ambiente, a Escola Claudino Leal terminou sua gincana com a coleta de 8mil e 773 garrafas pet e reco​lh​imento de​ 56,5 litros de óleo.