Educação

Publicado em 15/09/17 às 11:19 | Atualizado em 15/09/17 às 11:31

Estudantes olindenses aprendem brincando no projeto “Aqui, Ali, Acolá! Explorando Céu, Terra e Mar”

Na Escola Professor Hélio Ferreira Maia as crianças, de 4 a 6 anos, tiveram vivência com a exploração da terra, através de um piquenique, e na praia

Por marcosoliveira

Por Pattrícia Viviane

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”,  o pensamento do educador Paulo Freire, traduz perfeitamente o projeto Aqui, Ali, Acolá! Explorando Céu, Terra e Mar, da escola municipal Professor Hélio Ferreira Maia, em Ouro Preto, em Olinda. Uma forma diferente para fazer com que as nossas crianças aprendam de forma lúdica, conhecendo o meio ambiente em que estão inseridas, explorando cada potencialidade delas e da natureza. Além de ser um momento de vivência entre os estudantes e suas famílias.

Na Professor Hélio Ferreira Maia, as crianças de 4 a 6 anos, tiveram a primeira vivência com a exploração da terra, através de um piquenique em uma praça. Foi neste ambiente de plantas e areia que os pequenos observam, compreendem e questionam o mundo e sua forma de transformação, reconhecendo os animais e as plantas como seres vivos e despertando o interesse para sua preservação.

Elas aprendem também quando a sala de aula é na praia, contemplando o mar. Nesta semana, em torno de 35 crianças estiveram acompanhados pela equipe pedagógica da escola e pelos pais ou responsáveis que participaram em clima de descontração e estudo das atividades.

Para a dona de casa, Maria da Fátima Santana, avó da pequena Sophia da Silva, 5 anos, é a primeira vez que participa com a neta de uma atividade desta e parabeniza a iniciativa. “É uma manhã diferente um contato direto com a natureza, o mar, a areia.  A coletividade dos coleguinhas com minha neta, por ser especial, em um ambiente longe do mundo tecnológico, desligando os celulares e interagindo com o mundo”, declarou dona Maria de Fátima,  e complementou: “Atividade assim a gente ainda sai ganhando e nos tira da rotina da beira do fogão!”

Segundo a mãe de Pedro Raphael de Lima, 4 anos, Jéssica Tatiana Lima estava super ansioso pela atividade. “Ele leva pra casa muitos questionamentos e ter nossa presença por perto soma porque estamos aqui vivenciando este momento com eles e suprimindo as respostas neste momento de novas descobertas”, afirmou Jéssica.

Para fechar o projeto Aqui, Ali, Acolá! Explorando Céu, Terra e Mar,  a Secretaria de Educação de Olinda levará os alunos ao Espaço Ciência, onde  conhecerão um pouco do mundo da astronomia, dos planetas distantes, galáxias, nebulosas, estrelas, conseguir ver as constelações.

E nessa brincadeira, os pequenos e pequenas aprendem ainda de outras formas. Toda criança tem direito de embarcar em um universo de aventuras, sempre com o poder de refletir sobre a sociedade em que vivemos através de cantigas, sons, músicas, audição de histórias e atividades didáticas, artes, danças, dramatizações, exploração de diferentes materiais, instrumentos musicais”, explica a Diretora da Escola, Ana Paula Severo.