Publicado em 21/10/09 às 15:40 | Atualizado em 21/10/09 às 18:57

Feira de Conhecimento de Olinda leva ciência e cultura para Praça do Carmo

Homenagens, apresentações culturais, jogos, contação de histórias, oficinas, entre outros estão na programação do evento que vai reunir mais de mil estudantes além dos visitantes.

Por Ana Paula Gomeze

Feira de Ciência no Parque do Carmo

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Praça do Carmo é só ciência e cultura nesta quarta-feira (21). Durante todo o dia, quem passar por lá vai fazer uma verdadeira viajem ao mundo do conhecimento. Com o tema “Grandes nomes da Ciência e da Cultura Brasileira”, 35 escolas municipais e as divisões de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Esportes, Tecnologia, Profissionalizante e EJA da Secretaria de Educação expõem trabalhos de alunos e professores na Feira de Conhecimento da rede. “É um momento que fortalece o processo ensino-aprendizagem e viabiliza a interação comunidade-escola.”, ressalta a coordenadora da Feira, Cristiane Goulart.

Na programação, apresentações culturais de danças, recitais, paródias, contação de histórias e uma infinidade de atividades baseadas em grandes nomes da nossa ciência e cultura como Villa Lobos, Mestre Vitalino, Luiz Gonzaga, Bajado. “Meninada inteligente, professor exemplar, o nosso músico e poeta vieram aqui representar” recitou a secretária de Educação do Município, Leocádia da Hora ao receber um cordel confeccionado pelos alunos da escola Izaulina de Castro sobre a história de Villa Lobos.

Na Feira, o visitante vai poder prestigiar e interagir também com a oficina de matemática da Faculdade de Ensino Superior de Olinda, que está disponibilizando 42 jogos monitorados por 18 estudantes de licenciatura em matemática.

Os pequeninos podem contar ainda com a exposição da Brinquedoteca do Departamento de Educação Infantil do município. Lá tem brinquedos pedagógicos confeccionados com material reciclado, o baú da fantasia, cantinho de leitura, pintura e artes plásticas. Para os apreciadores do xadrez, a divisão de Esportes montou uma tenda com diversos tabuleiros, muitos confeccionados artesanalmente pelos alunos que dão um show na explicação sobre o jogo, sua história e curiosidades.

O evento, que integra a programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Olinda vai até às 17h, na Praça da Abolição (Praça do Carmo). A Semana Municipal continua nos dias 22 e 23 com palestras, mostras de vídeo, debates e apresentações culturais na Funeso.

Tags desta notícia: , , ,