Destaque

Publicado em 21/06/17 às 15:24 | Atualizado em 21/06/17 às 15:35

Maratona de aulões prepara estudantes de Olinda para provas do IFPE e de escolas técnicas estaduais

O projeto conta com apoio da Focca

Por alexandrecavalcanti

Por: Juliana Nascimento

Cerca de 300 estudantes do 9º ano de 14 escolas da rede municipal de ensino de Olinda ainda estão na fase de vislumbrar o futuro profissional, mas para isso, um dos primeiros passos é começar a se esforçar e planejar agora. Foi pensando nisso que Secretaria de Educação deu início ao projeto Ensina + Olinda para que os estudantes passem por aulas intensivas de matemática e português para entrarem nas escolas técnicas estaduais e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Nesta quarta-feira (21.06) um aulão inaugural foi realizado no espaço de recepção Andrea Guerra, em Jardim Atlântico, e contou com a presença de estudantes, professores, diretores, do prefeito Professor Lupércio, do vice, Márcio Botelho, além do secretário da pasta, Paulo Roberto Souza e da secretária executiva de Programas de Políticas Educacionais, Edilene Soares.

O aulão vai funcionar todos os sábados na Faculdade FOCCA, onde sete salas ficarão disponíveis para as 14 escolas. “É uma ação de inovação e positiva e prepara não só para as unidades técnicas, mas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, comentou o secretário da pasta, Paulo Roberto Souza.

A estudante Paula Larissa, de 15 anos, já tem objetivo traçado e quer seguir profissão de enfermeira, para isso ela sabe que participando dos aulões vai ser um grande incentivo para o aprendizado.

Como professor, o prefeito Lupércio aproveitou o momento para transmitir algumas orientações aos alunos. “Vocês são heróis e estão de parabéns, muitos queriam estar no lugar de vocês, valorizem e prestem atenção, a vida é feita de escolhas e o que fazemos hoje é para preparar o futuro”, destacou.

Durante a programação, meninos e meninas da Escola Maria da Glória Advíncula formaram uma banda e o arrasta pé tomou conta do ambiente. “Essa iniciativa do aulão é para melhorar o nível de conhecimento dos estudantes das disciplinas mais exigidas para inserção nas escolas técnicas estaduais”, explicou Edilene Soares.

Participaram do evento 14 unidades de ensino de Olinda entre elas, escola Sagrado Coração de Jesus, localizada em Amaro Branco, Monsenhor Fabrício, em Peixinhos, Maria da Glória Advíncula, em Guadalupe, Duarte Coelho, que fica no Carmo e Claudino Leal, localizada em Tabajara.