Publicado em 15/02/16 às 11:12 | Atualizado em 15/02/16 às 11:46

Olinda inicia o ano letivo de sua Rede Municipal de Ensino

Palestra com o educador Dalmir Sant’Anna foi um dos destaques do evento que aconteceu no último dia 12 de fevereiro e contou com mais de mil professores da rede municipal

Por Clara Albuquerque e Tiago Peixoto

início do ano letivo da rede municipalNa última sexta-feira (12) teve início o ano letivo no município, com a formação continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Olinda. A ação aconteceu na manhã e tarde, no Centro de Convenções. Nos dois turnos, cerca de mil professores participaram do evento, que tem como objetivo melhorar a qualificação do profissional de educação do município.

O educador Dalmir Sant’Anna palestrou sobre o tema “Desafio de aplicar otimismo e motivação nas ações educacionais”. Em sua palestra, ele ofereceu uma abordagem sobre os desafios no sistema educacional com o entendimento de que para se obter maior eficiência no trabalho em equipe é necessário reconsiderar elementos do comportamento humano.

Na abertura, estiveram presentes: o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Luciano Moura; o representante do Governo do Estado, Gleidson Alves; o vereador Marcelo Santa Cruz (PT); o representante do sindicato dos professores, Longstein Souto; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Manoel Barbosa; além de outros gestores municipais.

O ano letivo iniciou, oficialmente, para os alunos da rede municipal de Ensino de Olinda, na última quarta-feira (3). Na última semana de janeiro, a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude do município realizou a primeira reunião do ano com todos os diretores e vice-diretores de suas 65 unidades educacionais.

CALENDÁRIO MUNICIPAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA – Todos os anos, Olinda trabalha com um calendário de formação continuada para os mais de 1600 professores de suas unidades educacionais. As atividades acontecem em duas frentes: uma geral, compreendida nas conferências municipais de educação e nas aberturas de ano letivo, e outra por área de conhecimento. Entre os professores efetivos do município, 77,8% possuem pós-graduação. Durante os últimos quatro anos, Olinda reduziu o número de professores contratados, apresentando um atual quadro quase 100% de professores efetivos por aquisição de concursos.  “Nos últimos anos, temos intensificado os momentos de formação continuada dos professores, priorizando o desenvolvimento integral das nossas crianças, além de fundamentar esses profissionais para o seu fazer pedagógico”, diz a diretora de ensino de Olinda, Edileuza Gomes.

Tags desta notícia: , ,