Publicado em 01/09/16 às 15:53 | Atualizado em 07/11/16 às 17:12

Olinda lança projeto com “Cão Doutor” para estudantes com deficiências

O projeto "Bolinha de Pelo" realiza atividades lúdicas que estimulem o equilíbrio, a fala, a expressão de sentimentos, a imaginação e o autoconhecimento dos alunos com a ajuda do cão Max Silva Sena, um Golden Retriever

Lançamento do projeto Bolinha de Pelo. Foto: Secretaria de Educação de Olinda

No dia 1º de setembro, a Prefeitura de Olinda lançou o projeto Bolinha de Pelo. Trata-se de uma experiência inédita, com a proposta de ser levada às escolas municipais, que envolve atividades entre cães treinados e estudantes com deficiências. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Monsenhor Fabrício, que fica na Avenida Antônio da Costa Azevedo, no bairro de Peixinhos.

Nossa proposta é desenvolver estímulos a aptidões como a fala, as funções motoras e os comandos. Para isso, contamos com a ajuda de Max, um cachorro de raça Golden Retriever de três anos e dez meses que vem recebendo treinamento desde o mês de março no Kennel Clube de Pernambuco, um centro especializado em treinar cães para acompanhar crianças deficientes, formando assim cães doutores”, explica a técnica da Divisão de Inclusão da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, Amélia de Cássia Leôncio.

A experiência piloto do projeto funciona com oito estudantes do Centro Integrado de Atenção à Criança Professora Norma Coelho (CAIC). Todas as atividades são baseadas no estudo da Cinoterapia, terapia que utiliza cães como meio alternativo no tratamento de pessoas com deficiência, principalmente crianças, propiciando melhor sociabilização entre os pacientes e o meio em que vivem (fonte: Dicionário Michaelis).

As atividades são quinzenais e funcionam nos períodos da manhã e da tarde, com a coordenadora do projeto e as professoras da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) do CAIC.

Tags desta notícia: , , , , ,