Educação

Publicado em 08/12/16 às 11:19 | Atualizado em 12/12/16 às 13:48

Olinda tem programação gratuita de Natal

Nas próximas quinta (08), sexta (09) e sábado (10), o público poderá apreciar o Concerto da Banda Sinfônica do CEMO, a Cantata Infantil "A Descoberta do Natal" e o musical "Jesus com Jazz". As apresentações ocorrem na Praça do Carmo, a partir das 19h

Por

Natal em OlindaA Prefeitura de Olinda, por intermédio do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) preparou, para esta semana, uma programação gratuita de Natal para o público. Os shows acontecerão na Praça do Carmo, em Olinda, a partir das 19h.

Nesta quinta-feira (08), a Banda Sinfônica do CEMO que, este ano, está comemorando 20 anos de existência, abre a programação com um concerto. Sob a regência do professor e maestro Nilson Lopes, os 40 jovens músicos apresentarão um repertório de músicas natalinas, brasileiras e eruditas como Jingle Bell Rock, Noite Feliz e a Ária da quarta corda, de J. S. Bach.

Na sexta-feira (09), os Pequenos Cantores de Olinda, da regente e professora do CEMO, Basemate Neves, e o Coro Infantojuvenil Imperial, regido pela diretora do CEMO, Anaide da Paz, reapresentam a cantata A Descoberta do Natal, do compositor pernambucano Adiel Lages. Cerca de 80 crianças executarão a obra que conta com períodos de narrativas sobre a história do Natal que serão realizados por Paloma Fernanda, membro dos Pequenos Cantores de Olinda. Os Coros serão acompanhados pelo pianista e professor do CEMO Kelsen Gomes e pelo saxofonista convidado, Abraão Couto.

E no sábado (10), o público apreciará o musical Jesus com Jazz, de Don Marsh, com um grande coro de 200 vozes, formado pelos estudantes de Canto Coral do CEMO e pelos grupos Divino Som (da Assembléia de Deus sob a regência de Moisés Vicente), Harmonia (da Igreja Ad Harmonia, da professora Basemate Neves) e o Coro dos professores do CEMO, formado pelos músicos Melina Gama, Áurea de Moraes, Laudicéia Oliveira, Elieny Santos, Newton Messias, Francisco Naziazeno e Ajair Cavalcante. No repertório, músicas natalinas conhecidas do público mas com os arranjos em ritmo de jazz a exemplo de Noite Feliz, Sinos de Belém, Ouço anjos a cantar (Glória) e Aleluia, de Handel. O musical terá o acompanhamento de membros representativos da Big Band do CEMO. São eles: Flávio Santana (trompete), Jeremias Araújo (saxofone alto), Abraão Couto (saxofone tenor), Jorge Augusto (trombone), Fernando Salomão (bateria), Luiz Neto (contrabaixo), Pedro Guilherme (teclado). A transcrição para os metais foi realizada pelo mastro Nilson Lopes.

“Para nós é uma grande alegria poder oferecer, ao público olindense, essa temporada de concertos e cantatas de Natal juntamente a profissionais de talento e competência notáveis. É um trabalho que vem sendo desenvolvido durante todo o ano e se tornando uma tradição na cidade de Olinda”, diz a diretora do CEMO, Anaide da Paz.

Banda Sinfônica do CEMO – A Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) é formada por professores, estudantes e ex-estudantes do CEMO. Com 40 integrantes, tem como objetivos promover inclusão social através da música fazendo concertos em diversas comunidades carentes e, assim, despertar em diversas crianças a vontade de estudar música e, através dela, ter melhores condições de vida; efetivar concertos aulas na rede escolar de Olinda e Região Metropolitana da capital, permitindo à comunidade escolar o acesso à música de qualidade e oferecer a comunidade em geral concertos de funções sociais diversas tais como solenidades cívicas, festas religiosas, eventos esportivos etc.

Fundada em 30 de agosto de 1996, durante a gestão do Prefeito Germano Coelho, tendo como diretor do CEMO o Maestro Mário Câncio e como primeiro regente o professor Valderedo Medeiros de Andrade, foi regida, posteriormente, pelo professor Adelmo Apolônio. Atualmente, o grupo é dirigido pelo maestro e professor Nilson Lopes que está à frente das atividades há cinco anos.

O repertório da Banda é bastante eclético abrangendo diversos estilos musicais do popular ao erudito, incluído também músicas regionais e internacionais. Dentre os vários concertos realizados, além do espaço do CEMO, destaca-se a participação do conjunto nos seguintes eventos: Festa da Vitória Régia, no bairro de Casa Forte/Recife; Fliporto Criança, em Olinda; Concerto de Encerramento do Dia T (Encontro Regional de Trombonistas); II Feira Música Brasil; Entrega do Prêmio Amigo do SUS; Dia do Psicólogo, na FACHO; Marcha Mundial pela Não Violência e Inauguração da Extensão da FUNESO, em São Lourenço; MIMO – 9ª edição; XVI e XVII Encontros de Bandas de Gravatá-PE; Projeto “A Banda de Música na Academia”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); I Semana da Música do IFPE Campus Barreiros e Semana da Música da UFPE.

Nilson Lopes (regente) – Atualmente é o maestro titular da Banda Sinfônica do CEMO. Natural de Nazaré da Mata – Pernambuco. Mestre em Composição pela UFPB. Formado em Licenciatura em Música pela UFPE. Compositor e arranjador atuante, tendo trabalhos realizados para grupos como a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Banda Sinfônica da Cidade do Recife, Orquestra Criança Cidadã, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Quinteto Violado, entre outros.

CEMO – O Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) é vinculado à Secretaria de Educação, Esportes e Juventude do município. Foi fundado em 1983, pelo maestro Mário Câncio, com a proposta de oferecer, às crianças do município, uma oportunidade de aprenderem Música.

Com um corpo docente de alta qualidade, entre especialistas e mestres, nos seus 30 anos de existência, o CEMO é uma das escolas de Música mais bem conceituadas, no Estado de Pernambuco. Atende a todas as faixas etárias, de crianças a partir de seis anos a idosos, com cursos específicos, e recebe estudantes de diversas cidades, inclusive de outros estados.

A Semana da Música do CEMO e o Concerto de Natal são destaques anuais, com excelentes oportunidades para os estudantes e o público em geral apreciarem a desenvoltura dos grandes músicos da instituição e de outros artistas convidados, bem como de participarem de cursos, palestras e workshops.

O CEMO promove o desenvolvimento profissional dos estudantes oportunizando a participação em grupos, tais como a Banda Sinfônica do CEMO, a Big Band do CEMO, os Pequenos Cantores de Olinda, o Coro Revívere e o grupo Filhos do Choro.

Nomes notáveis no cenário musical pernambucano têm passado pelo CEMO, como Dudu do Acordeon, Prisclila Dantas, Almir de Oliveira, Edilza Aires, Chris Nolasco, Sônia Sinimbu, dentre outros.

Ao contribuir para a formação de centenas de estudantes, com vários alunos aprovados no vestibular de Música da UFPE e em outros concursos, o CEMO prossegue empreendendo esforços para o desenvolvimento da educação musical no município de Olinda e no estado de Pernambuco.

Tags desta notícia: , , , , , , ,