Publicado em 31/05/16 às 17:55 | Atualizado em 02/06/16 às 18:25

Olinda terá uma Escola Técnica Estadual em parte da área do Quartel 7º GAC, em Ouro Preto

A cessão do terreno foi assinada pelo prefeito Renildo Calheiros e representantes do Exército Brasileiro na última terça (31/05). Jovens de Olinda terão mais uma opção para a sua formação profissional

Por Rodrigo Barradas

Fotos: Luiz Fabiano/Pref.Olinda e Exército Brasileiro

Em breve, os jovens de Olinda terão mais uma opção para a sua formação acadêmica e profissional. Depois da chegada do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) na cidade, agora é a vez da Escola Técnica Estadual. Pois foi assinada na última terça (31), pelo prefeito Renildo Calheiros, no Comando Militar do Nordeste, a Ordem de Serviço para a cessão de terreno cedido pelo Exército Brasileiro para a sua construção. O local fica na área do Sétimo Grupo de Artilharia de Campanha – Regimento Olinda (7º GAC), em Ouro Preto.

A vinda da uma Escola Técnica Estadual para Olinda é um projeto em parceria da prefeitura da cidade com os governos estadual e federal. Para a construção da unidade de ensino, a prefeitura deveria disponibilizar uma área em contrapartida. Como o município não tinha esse terreno, foi negociada uma área do Quartel 7º GAC com o Ministério da Defesa, que fica ao lado da Escola Argentina Castello Branco e em frente à Rodovia PE-15.

Além do prefeito Renildo Calheiros, estiveram presentes o general do Exército e comandante Militar do Nordeste, Manoel Luiz Pafiadache, o general do Exército e chefe do Departamento de Engenharia de Construção, Oswaldo de Jesus Ferreira, o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amancio, o secretário-executivo de Gestão da Rede da Secretaria de Educação de Pernambuco, João Carlos Charamba, o secretário de Educação e Esportes de Olinda, Luciano Moura e o secretário de Segurança Urbana do município, Ubiratan de Castro.

“Para mim, esse é um momento muito especial. Devo dizer que já são alguns anos dessa luta. Mas sempre contamos desde o início com a compreensão, a colaboração e a participação decisiva do 7º GAC, do Comando Militar do Nordeste e do Exército Brasileiro. E é um projeto muito importante, porque poderemos dar aos nossos jovens a oportunidade de estudar numa escola técnica, que os prepará para o ingresso em uma universidade, enquanto também os formarão bons profissionais e bons técnicos”, disse o prefeito Renildo.

“Esta é uma oportunidade de nós mostrarmos a todos, que o Exército Brasileiro dá uma prioridade altíssima para a educação. Então não poderíamos causar qualquer problema, para que esse objetivo do município de Olinda e do Estado de Pernambuco não fosse alcançado. Então é muito significativo esse ato, porque caracteriza exatamente o que nós pensamos no que diz respeito ao ensino”, afirmou o general Manoel Luiz Pafiadache.

Tags desta notícia: , , , ,