Publicado em 21/12/15 às 14:45 | Atualizado em 21/12/15 às 14:45

Primeiro encontro de formação com professoras da Educação infantil é realizado em Olinda

Por Clara Albuquerque

estudo-portal-educação-V2-01-12-15Na última sexta-feira (11), a Secretaria de Educação, por intermédio de sua diretoria de Ensino, realizou o I Encontro de Formação com Professoras da Educação Infantil. O evento aconteceu na Faculdade de Olinda (Faccotur) e contou com a participação de, aproximadamente, 200 profissionais da Educação Infantil, na Rede Municipal de Ensino.

“Através do Projeto Paralapracá, nós realizamos as formações com as professoras nas próprias escolas. Essa é uma oportunidade de agregar todas elas para troca de informações e experiências. É, também, uma maneira de verificarmos a consolidação dos resultados do projeto, na Rede”, explicou a chefe da Divisão de Educação Infantil de Olinda, Simone Almeida.

A programação foi realizada com palestras, leituras, debates e apresentações audiovisuais, culturais e lúdicas, que retrataram as experiências das professoras, com as atividades do projeto executadas em sala de aula. A assessora do Paralapracá, Ana Dourado, aposta no espaço de troca proporcionado. “Este é o pontapé para uma formação que terá continuidade e irá além do projeto”, disse. Já a supervisora do Paralapracá em Olinda, Patrícia Coruso, falou sobre a iniciativa de reunir todas as professoras que trabalham com Educação Infantil, na Rede Municipal. “Era um anseio antigo nosso, está sendo maravilhoso colher os resultados disso e vê-las se conhecendo através dos trabalhos realizados em cada escola. Cada uma delas contribui para a formação do projeto como um todo, então é um avanço para a Educação Infantil estarmos construindo isso, juntas, a partir da concepção de que o aluno é o protagonista no processo de aprendizado”, disse.

A diretora de Ensino, Edileuza Gomes, afirma que foi uma grande oportunidade para a Educação de Olinda, agregar ao Projeto Paralapracá. “Esse projeto vai acabar em algum momento mas as concepções e o conhecimento vão ficar. Recebemos essa semente, a cativamos, a cultivamos e, hoje, ela cresceu. Através deste trabalho, podemos pensar essa criança lá na frente como o resultado de um processo onde ela recebeu respeito e a contribuição para o seu desenvolvimento na leitura e na escrita”, comemora.

O I Encontro de Formação com Professoras da Educação Infantil teve grande adesão e participação do público presente. “Achei este momento ótimo, realmente, maravilhoso. É uma possibilidade de conhecermos outras professoras promovendo, cada vez mais, troca”, disse Patrícia Lins, educadora da Creche Mãe Outra.

Tags desta notícia: , , , ,