Destaque

Publicado em 11/05/17 às 13:08 | Atualizado em 11/05/17 às 13:10

Copa de Várzea da Juventude movimenta 500 atletas de Olinda

Premiação e materiais utilizados pelos times serão cedidos pela prefeitura

Por Sandro Barros

Foto: Arquivo/Prefeitura de Olinda

Os campos de várzea do município serão palcos da primeira Copa da Juventude de Olinda, neste sábado (13/05), a partir de 8h. A competição conta com a participação de 500 atletas e 25 equipes divididas nas categorias Sub 18 e livre. O objetivo é facilitar o acesso ao Esporte Educacional, promover a qualidade de vida e habilidades físicas através do futebol de várzea para a população da cidade.

A copa é um projeto do Governo do Estado com apoio e realização da Prefeitura de Olinda em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM).

“Estamos resgatando o futebol de várzea, os times tradicionais, e queremos utilizar essa competição para promover qualidade vida e oferecer azer à população do município”, destaca o secretario executivo de Esportes de Olinda, Chiquinho.

As partidas serão realizadas nos campos da Vila Olímpica – III etapa de Rio Doce; Campo Atlético de Ouro Preto – Jatobá I; Campo da Ilha de Santana – Jardim Atlântico e no Estádio Grito da República – II etapa de Rio Doce. O local também será palco da solenidade de abertura, da semifinal e final da disputa.

“Essa Copa é uma ferramenta de promoção das atividades esportivas que contribuem na diminuição do tempo ocioso de crianças e adolescentes vulneráveis a riscos sociais. O objetivo é utilizar o futebol de várzea como instrumento”, reforça o coordenador do projeto, Daniel Heráclito.

Categorias e Times

Sub -18

Ajax (Rio Doce); Atlético (Ouro Preto); Escolinha (Passarinho), Escola Maria do Carmo (Rio Doce); Flamengo (Rio Doce); Grêmio (Peixinhos); Malícia (Jd. Atlântico); Portuguesa (Salgadinho); Revelando Talentos (Casa Caiada) e RS futebol Clube (Rio Doce).

Adulto

Atlântico (Salgadinho); Jamaica (Ilha de Santana); São Paulo (Ilha de Santana); Dominados (Jd. Atlântico); Viradinho (Rio Doce); Puma (Ouro Preto) Pumas (Jd. Fragoso); Real da Vila (Peixinhos); Panelinha (Aguazinha); União e Força (Aguazinha); Farma (Passarinho); Rio Negro (Rio Doce) Recife (Salgadinho); São Caetano (Alto da Mina) e Organização Tabajara (Tabajara).

Todas as equipes e entidades inscritas participantes na copa pertencem ao município, e puderam inscrever no mínimo de 18 (dezoito) e o máximo de 30 (trinta) jogadores constantes na ficha de inscrição. Todos os jogos terão a duração de 35 min com intervalo de dez min para descanso. Cada equipe poderá fazer até 07 (sete) substituições, todos os suplentes poderão entrar na partida.

 

Classificação

Quando numa mesma fase, duas equipes terminarem empatadas na soma dos pontos ganhos, o desempate far-se-á da seguinte forma e em ordem de eliminação, estabelecendo-se sempre como base os critérios a seguir:

  • Confronto direto na fase em disputa;
  • O número de vitórias na fase em disputa
  • Saldo de gols na fase em disputa;
  • Maior número de gols marcados na fase em disputa;
  • Menor número de gols sofridos na fase em disputa;
  • Menor número de cartões vermelhos;
  • Menor número de cartões amarelos;
  • Sorteio.

 

Premiação

Todas as equipes participantes receberão sem custos, um conjunto de uniforme composto de: 18 camisas (goleiro incluso), 18 calções (goleiro incluso), 18 pares de meiões por conta de sua participação na competição.

Toda premiação e distribuição dos matérias utilizados pelos times que disputam a copa serão cedidos pela Prefeitura. Os três primeiros colocados receberão troféus e medalhas, o artilheiro e a defesa menos vazada serão completados com Troféus.

Baixe aqui o regulamento completo da Copa: REGULAMENTO SUB-18 E ABERTO

Confere e baixe também as tabelas dos jogos da 1ª Fase da Copa

Categoria Sub 18

Jogos da Categoria Sub 18

Baixe aqui a tabela dos jogos da categoria Sub 18

 

 

Categoria Aberta

Jogos da categoria Aberta

Baixe aqui a tabela dos jogos da categoria Aberta