Destaque

Publicado em 26/04/17 às 15:50 | Atualizado em 26/04/17 às 16:22

Copa Futebol de Várzea da Juventude começa neste fim de semana em Olinda

A competição tem o objetivo de facilitar o acesso ao Esporte Educacional e promover a qualidade de vida

Por Sandro Barros

Foto: Arquivo/Prefeitura de Olinda

A Copa de Futebol de Várzea da Juventude tem início neste domingo (30), a partir das 8h, em Olinda. A competição vai contar com 500 atletas e 25 equipes. Na mesma disputa haverá duas categorias: uma contendo dez times Sub 15 a 18. E outra  incluindo 15 times com idade aberta, acima dos 18 anos. Os confrontos serão realizados nos campos da Vila Olímpica – III etapa de Rio Doce; Campo Atlético de Ouro Preto – Jatobá I; Campo da Ilha de Santana – Jardim Atlântico; Campo de Aguazinha em Aguazinha, e no Estádio Grito da República – II etapa de Rio Doce. O local também será palco da solenidade de abertura, da semifinal e final da Copa.

A cerimônia de abertura contará com a presença de todos os times que disputarão a Copa, o Secretário Executivo de Esportes de Olinda, Chiquinho, o Secretário Executivo de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Governo do Estado, João Suassuna e representes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM).

A disputa irá resgatar uma prática antiga dos Torneios Abertura. No domingo (30), os times Sub 15 a 18 jogam entre si e conhecem no mesmo dia o campeão do Torneio Abertura. No dia seguinte (01/05) é a vez de saber quem será o campeão entre os times de idade aberta. Todos os 25 times participantes receberão padrão completo de futebol de campo contendo: camisas de jogadores, calções, meiões e camisas de goleiros. Os primeiros colocados receberão premiação com troféus e medalhas.

“Estamos resgatando o futebol de várzea, os times tradicionais, e queremos utilizar essa competição na para promover qualidade vida e o lazer à população do município.” Diz o Secretario Executivo de Esportes de Olinda, Chiquinho.

 A Copa tem o objetivo de facilitar o acesso ao Esporte Educacional, promover a qualidade de vida e habilidades físicas através do futebol de várzea para a população da cidade. Esta ação é um projeto do Governo do Estado de Pernambuco e conta com realização da Prefeitura de Olinda, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESME).

“Essa Copa é uma ferramenta de promoção a atividades esportivas que contribuem na diminuição do tempo ocioso de crianças e adolescentes vulneráveis a riscos sociais. O objetivo é utilizar o futebol de várzea como instrumento”, fala Daniel Heráclito, coordenador do Projeto.

Tags desta notícia: