Esporte

Publicado em 05/06/17 às 17:16 | Atualizado em 06/06/17 às 11:20

Educação de Olinda oferece natação para portadores de autismo

Atendimento é feito gratuitamente na Vila Olímpica de Rio Doce

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

  

Uma boa oportunidade para os jovens com autismo desenvolverem atividades físicas gratuitamente. A Secretaria Executiva de Esportes de Olinda em parceria com o AME – ASSOCIAÇÃO DE MÃES ESPECIAIS está com inscrições abertas para o Projeto Natação para Autistas. A iniciativa disponibiliza natação gratuita para crianças e adultos com deficiência e conta com o acompanhamento de professores especializados. As aulas são realizadas todas as sextas-feiras, das 8 às 10h30, na piscina da Vila Olímpica, em Rio Doce.

Nas aulas as crianças autistas aprendem a flutuar, ganham resistência na respiração, desenvolvem a fala e adquirem outros benefícios no contato com a água.

Para participar da aula de natação o responsável pelo aluno tem que fazer o cadastro na Secretaria Executiva de Esportes e apresentar o laudo médico do aluno. Durante as aulas os responsáveis devem estar sempre presente.  O acompanhamento ao aluno é uma norma da natação. O projeto tem a coordenação do gerente da Vila Olímpica e professor de Educação Física, Sérgio Santos.

AUTISMO – Popularmente conhecido como autismo, o Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por déficits na comunicação e interação social e também por comportamentos repetitivos e estereotipados. Segundo a CDC (Center of Diseases Control and Prevention) – órgão norte-americano próximo do que representa, no Brasil, o Ministério da Saúde – a prevalência da síndrome tem aumentado. Estima-se que existem mais de 2 milhões de autistas no Brasil.