Publicado em 11/10/17 às 18:11 | Atualizado em 11/10/17 às 18:14

Competição terá 40 escolas participantes em 13 modalidades

Por pedropaulo

Fotos: Maíra Correia/ Prefeitura de Olinda

“Declaro que estão abertos os Jogos Olímpicos Escolares de Olinda!”. A frase dita pelo prefeito Professor Lupércio nesta quarta-feira (11.10), durante a abertura da I Olimpíada do município, resume o espírito de competição que 40 escolas públicas e particulares do município terão até o dia 16 de novembro.  O pontapé inicial da disputa aconteceu no Estádio Grito da República, em Rio Doce, com desfile de delegações, acendimento da pira e apresentação de karatê, inclusive com participação do prefeito, faixa preta da modalidade.

Organizados pela Secretaria Executiva de Esportes e Juventude do município, as competições terão início na próxima terça-feira (17). A realização da I Olimpíadas Escolares é uma ampliação dos antigos Jogos Escolares da cidade. O evento tem o objetivo de promover a inclusão social dos jovens a partir do esporte.

“Desejo a todos boa sorte! A gestão está proporcionando a vocês uma ótima oportunidade para a vida, o esporte traz vários ensinamentos. Olinda está de parabéns, a competição será com alegria, sem esquecer-se do respeito ao próximo”, declarou o prefeito Professor Lupércio, ao lado do secretário de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, Paulo Roberto Souza; do executivo de Esportes de Olinda, Chiquinho; e da convidada, secretária executiva de Esportes do Recife e medalhista olímpica Yane Marques.

A primeira edição das Olimpíadas Escolares de Olinda contará com 13 modalidades entre coletivas e individuais, são elas: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol, judô, natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa, beach soccer, hand beach e vôlei 4×4. Para todas as competições haverá quatro divisões: Pré-mirim (9 a 12 anos), Mirim (12 a 14 anos), Infantil (14 a 17 anos) e Juvenil (17 a 19 anos), com categorias feminino e masculino. Os atletas e equipes vencedoras receberão medalhas e o colégio vencedor levará um troféu.

“É uma semente que dará muitos resultados. Curtam esse momento de forma leal, com emoção e respeito”, disse o secretário de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, Paulo Roberto Souza, que teve o discurso reforçado pelo executivo de Esportes, Chiquinho. “Foi um esforço enorme da Prefeitura em retomar essa competição. O esporte é uma ferramenta de inclusão. Yane Marques e eu somos exemplos. Yane levou a bandeira de Pernambuco para o mundo. É uma alegria sediarmos um evento tão importante para a formação de cidadãos”, comemorou o ex-jogador.

“Obrigado pelo convite e parabéns a Olinda pela iniciativa. Os futuros campeões têm de estar bem na escola. Boa competição aos atletas e divirtam-se. Se vocês querem seguir essa carreira, precisa de muita dedicação e foco. Boa sorte a todos”, concluiu Yane.

Com o formato de jogos olímpicos, as competições passam a ser realizadas simultaneamente. O palco da maior parte das partidas será a Vila Olímpica de Rio Doce, apenas as competições de vôlei, basquete e jogos de praia serão realizadas fora do centro esportivo. As partidas de vôlei ficarão concentradas no Colégio Nova Olinda, no bairro de São Benedito. Já as de basquete serão realizadas no Colégio Santa Emília. O Estádio Grito da República, por sua vez, receberá as finais do futebol de campo. Os jogos na areia serão realizados num espaço que será montado na praia de Bairro Novo, em frente ao antigo quartel da Polícia do Exército.

Expectativa dos alunos

Para os alunos, passada a cerimônia de abertura, cresce a expectativa para o início dos jogos. “Estou ansiosa para representar bem a minha escola, pratico a modalidade porque jogo por amor”, comentou Evelin Silva, do handebol, de 14 anos, estudante do 8º ano da Escola Polivalente Compositor Antonio Maria, de Rio Doce. Já para Kassiano Santos, 17, do EJA, “competir é importante, mas nosso time entra para ganhar. Quero ser campeão”, ressaltou o goleiro de futebol da Escola Municipal Lions Dirceu Veloso, dos Bultrins.

INSCRIÇÕES – Os colégios que desejarem participar da I Olimpíadas Escolares de Olinda ainda podem inscrever atletas para as modalidades individuais e as de esportes de areia. Para se inscrever, os responsáveis pelas escolas devem procurar a Secretaria Executiva de Esportes e Juventude, localizada na Av. Brasil, s/n, III Etapa, Rio Doce. O atendimento é das 8h às 13h30, de segunda a sexta-feira. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 16 de outubro.