Fazenda e Administração

Publicado em 30/09/15 às 16:17 | Atualizado em 20/10/15 às 3:41

Olinda recebe prêmio por sua administração tributária

O troféu "Caboclo de Lança" foi entregue pela Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais (Apefisco), devido à modernização dos processos de arrecadação e cobrança de tributos

Por Rodrigo Barradas

Olinda foi premiada, devido à modernização dos processos de arrecadação e cobrança de tributos. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda, recebeu no último dia 24 de setembro, o troféu “Caboclo de Lança”, por ter sido a cidade que melhor desenvolveu a administração tributária em 2015. O evento foi realizado pela Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais (Apefisco), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).

O prêmio foi entregue ao município, devido à modernização dos processos de arrecadação e cobrança de tributos. Um dos critérios avaliados foi o Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) municipal, implantada pela Prefeitura de Olinda.

O prefeito Renildo Calheiros agradeceu o esforço da equipe da Secretaria da Fazenda e de Administração da cidade.“Eu queria agradecer esse prêmio, esse reconhecimento. Ele não é para mim, é para essa equipe maravilhosa e dedicada, que se debruçam nos problemas do município, buscam encontrar solução e o caminho é esse. Na medida em que todos contribuam, você cria a possibilidade que todos paguem um pouco menos”, afirmou.

“É necessário que o estado arrecade, pois o estado tem uma série de compromissos, não só com a máquina, mas principalmente com os serviços públicos para melhorar a vida da população. E isso não se faz sem recursos, isso não se faz sem dinheiro”, complementou o prefeito. Além do prefeito, compareceram para receber o prêmio o secretário de Fazenda e Administração do município, João Alberto, e servidores públicos da administração tributária olindense.

Também estiveram presentes o presidente da Apefisco, Eduardo Lima; o presidente da Federação Nacional dos Auditores Fiscais (FENAFIM), Carlos Cardoso Filho; o deputado estadual, Antônio Moraes (PSDB), além de diversos membros da área de arrecadação tributária de municípios pernambucanos.

“A gestão pública por natureza quer melhorar a vida da população. Parabenizamos Olinda e a todos que trabalham com o Fisco no país. Estamos nesse mesmo barco, junto com os gestores, junto com o parlamento para transformar o país em um lugar mais desenvolvido, com mais igualdade, podendo melhorar a qualidade de vida do cidadão. E um dos pilares para uma sociedade mais desenvolvida é uma arrecadação justa”, disse o presidente do TCE, Valdecir Pascoal.

“Começamos há alguns anos atrás a realizar esse desafio de dizer a sociedade que o Fisco é algo importante para ela. Difícil dizer que o tributo tem o papel de gerar cidadania e incluir pessoas. Em Olinda a gente vê o trabalho de algumas mãos que vem fazendo o fortalecimento da máquina arrecadatória, facilitando a vida do contribuinte e humanizando o atendimento. O município possui alguns entraves em sua arrecadação, e mesmo assim consegue fazer um trabalho fantástico. Eu participei da votação e votei com alegria em Olinda pois vi o resultado que a cidade apresentou”, disse Carlos Cardoso Filho, presidente da Federação Nacional dos Auditores Fiscais (FENAFIM).

Tags desta notícia: , , , , , , , ,