Destaque

Publicado em 19/04/17 às 11:57 | Atualizado em 19/04/17 às 13:31

Estudantes do Ensino Fundamental participam de aula de história no Palácio dos Governadores

Sede da Prefeitura de Olinda é uma construção tombada do século XVII, conservando elementos do passado e promovendo uma verdadeira viagem no tempo para as crianças

Por Marcilio Albuquerque

Foto: Weverton Mello/Pref. de Olinda

 

A arquitetura secular do casario histórico chamou a atenção da criançada na Cidade Alta de Olinda. Um grupo de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, do Colégio de São Bento, participou de uma aula externa, recordando as trajetórias de luta e os fatos marcantes que ajudaram a construir Pernambuco. Na oportunidade, os alunos com idades entre nove e 11 anos, embarcaram em uma visita guiada ao Palácio dos Governadores, sede do executivo, onde puderam bater um papo com o prefeito, Professor Lupércio, e o vice-prefeito Márcio Botelho.

A construção do século XVII conserva elementos da nobreza, contando com pisos e escadarias da época, além de janelões com varandas em ferro e frontão triangular. De acordo com historiadores, seu nome é herança das três vezes em que o Brasil foi governado a partir do Estado. O Palácio foi tombado como símbolo da Revolução Pernambucana e se mostra como um dos cartões postais de Olinda. A professora Karina Ferreira esteve à frente da atividade e destacou a inciativa. “Os alunos conseguem perceber, tocar e sentir de perto a nossa história. É de extrema importância”, avaliou.

O prefeito se colocou à disposição da comunidade escolar. O trabalho já vem sendo desenvolvido junto às escolas públicas do município com atividades de ensino e conscientização. “É fundamental o estreitamento dos laços com nossos jovens. As portas desta casa estarão sempre abertas para vocês”, ressaltou, enquanto sanava a curiosidade dos pequenos. Foi assim com o estudante Mateus Costa, de 9 anos, que aprovou a visita. “Achei ótimo, sempre passava por aqui com os meus pais, mas tinha o desejo de conhecer”, revelou.