Destaque

Publicado em 29/03/17 às 13:52 | Atualizado em 29/03/17 às 13:55

Ministério da Justiça aprova ações da unidade móvel de segurança de Olinda

Equipamento vem contribuindo com o trabalho de prevenção à violência, atuando em parceria com a população

Por Marcilio Albuquerque

 

Técnicos do Ministério da Justiça e Cidadania, em Brasília, vieram a Olinda para acompanhar de perto o trabalho de prevenção à violência desenvolvido na cidade. A equipe, composta por integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), veio com a finalidade de coletar informações sobre a utilização da Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento (BCMV), com atuação em diversos pontos do município.

O equipamento foi recebido pela Guarda Municipal de Olinda, em 2015, e se encontrava com pendências para regularização, o que foi sanado no início da administração do prefeito Professor Lupércio. Logo, passou a integrar os esforços nas ações de prevenção e repressão à violência. Entre os principais destaques está a implantação de patrulhamento na praia (Orla Segura), Sítio Histórico (Sítio Histórico Seguro) e praça esportiva (Estádio Grito da República, em Rio Doce), dentre outras atividades operacionais.

O secretário de Segurança Urbana, Cel. Pereira Neto, acompanhou a vistoria. “Ficou comprovado o alto grau de conservação dos aparelhos, todos em perfeitas condições e pleno funcionamento. Entre todos os municípios do Estado, apenas dois, incluindo Olinda, conseguiram esta aprovação”, destacou.  Na oportunidade da inspeção do Ministério da Justiça e Cidadania, o micro-ônibus estava posicionado na Praça Maxambomba, no bairro do Carmo, integrado à segurança da área circunvizinha e na Campanha do Desarmamento. Segundo o gestor, a equipe teceu vários elogios ao estado de conservação desta importante ferramenta.

Avaliações

Os técnicos do Governo Federal estão em Pernambuco com a missão de vistoriar todas as BCMV existentes nos municípios. As unidades foram doadas por força do Decreto nº. 7.179, de 20 de maio de 2010, que instituiu o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack.