Gestão Pública

Publicado em 18/05/16 às 17:01 | Atualizado em 24/05/16 às 23:06

Olinda realiza Oficina de Leitura Comunitária para a Revisão do Plano Diretor da cidade

O Plano Diretor ajuda no planejamento da cidade que queremos, onde vamos indicar como será o desenvolvimento do município. A oficina acontece sábado (21) e domingo (22), às 8h30, na Academia Santa Gertrudes

Por Rodrigo Barradas

Oficina de Leitura Comunitária - Plano Diretor de Olinda. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Dando continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor de Olinda, no próximo fim de semana será realizada a Oficina da Leitura Comunitária, iniciando a Etapa 2 dos serviços. O evento será no sábado (21) e domingo (22) no Auditório da Academia Santa Gertrudes, situado no Largo da Misericórdia, no Alto da Sé.

O Plano Diretor é um importante instrumento para o planejamento da cidade que queremos. É nele que vamos indicar como será o desenvolvimento do município. Por isso é tão importante a participação popular. Na primeira etapa aconteceu a Audiência Pública para lançamento do Plano de Trabalho, a abertura do processo participativo, a elaboração de material orientador e do relatório que subsidiará as Oficinas Comunitárias dessa segunda etapa.

Nas Oficinas, serão avaliados o contexto atual da ocupação territorial do município e a implantação do Plano Diretor em vigor. Em seguida serão realizados os debates em grupos de trabalho e a sistematização dos resultados para publicação no site e abertura de consulta pública para mais contribuições. O resultado será levado para novos debates e novas consultas.

Já na terceira etapa, serão elaboradas pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, as versões preliminares da revisão do Plano Diretor e do Anteprojeto de Lei. Esses documentos também serão submetidos à apreciação popular em audiência participativa, finalizando essa fase com divulgação do relatório no site e nova consulta popular para últimas contribuições da sociedade.

Por fim, na quarta etapa, serão elaboradas as versões finais do Plano Diretor revisado e do Anteprojeto de Lei, contendo os mapas resultantes.

Programação da Oficina de Leitura Comunitária

SÁBADO, 21 DE MAIO

8h30 às 9h30 – Credenciamento

9h30 às 9h45 – Abertura – Hélvio Polito (secretário de Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda)

9h45 às 10h15 – Palestra: Caracterização do Município de Olinda. Palestrante: Teresa Zirpoli (secretária Executiva de Planejamento Urbano de Olinda)

Coffee Break

10h30 às 11h – Palestra: Elementos Naturais e Saneamento Ambiental. Palestrante: Fábio Pedrosa (geólogo, doutor em Geologia Ambiental e professor da UPE e da Unicap)

11h às 11h30 – Palestra: Estrutura Viária e Mobilidade. Palestrante: Oswaldo Lima Neto (secretário de Transportes e Trânsito de Olinda)

11h30 às 12h – Palestra: Ordenamento Territorial e Instrumentos da Política Urbana. Palestrante: Maria de Jesus Nunes (arquiteta e urbanista, mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE. Profissional com experiência na elaboração de Planos Diretores. Consultora em Desenvolvimento Urbano, Planejamento Territorial e Governamental)

12h às 12h30 – Palestra: Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Econômico. Palestrante: Cláudio Marinho (engenheiro Civil com especialização em Planejamento Urbano pela UFPE, e Economia do Setor Público pela UNICAMP. Consultor em Gestão Estratégica e Cenários)

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h30 – Debates nos grupos de trabalho – Levantamento das potencialidades, problemas e desafios conforme abordagem dos temas apresentados.

DOMINGO, 22 DE MAIO

Coffee Break

10h às 10h30 – Palestra: Habitação. Palestrante: Hilda Gomes (secretária de Obras de Olinda) e Telma Buarque (diretora de Habitação e Saneamento)

10h às 11h – Palestra: Segurança. Palestrante: Lúcia Siqueira (arquiteta e urbanista, mestra em Desenvolvimento Urbano pela UFPE. Coordenadora de Projetos da ONG Rede Interação, consultora da Cooperativa de Trabalho de Consultores e Assessores de Gestão Sócio Ambiental GÊNESIS, e professora da Faculdade Guararapes)