Gestão Pública

Publicado em 17/11/16 às 16:38 | Atualizado em 17/11/16 às 17:09

Prefeitura chama população para discutir Plano Diretor de Olinda

A "Oficina da Proposta" ocorrerá nesta sexta e sábado (17 e 18), na Academia Santa Gertrudes. O debate ajudará a construir uma cidade melhor para os olindenses, pelos próximos dez anos

Por Daniel Vilarouca

Alto da Sé. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Tem início, na tarde desta sexta-feira (18), a terceira etapa do processo de revisão do Plano Diretor de Olinda. A iniciativa tem por objetivo apresentar à sociedade as diretrizes preliminares do texto que irá ajudar a construir uma cidade melhor para os olindenses pelos próximos dez anos. O encontro tem início às 13h30 e segue na manhã do sábado (19), na Academia Santa Gertrudes (Alto da Sé).

Nas etapas anteriores, a Prefeitura de Olinda realizou uma série de oficinas em diversos bairros para ouvir os anseios da população com relação a cada localidade. A partir daí, foi elaborado um documento técnico para atender essas reivindicações. “Com o tempo, as necessidades das pessoas vão mudando. Isso é natural. E a revisão no Plano Diretor da cidade serve para isso, para projetarmos a cidade a partir das demandas da população”, comenta a secretária executiva de Planejamento Urbano, Tereza Zirpoli.

Segundo ela, em muitos casos, os moradores têm uma demanda no seu bairro, mas não sabem como atendê-la em definitivo. “Através de um projeto com normas técnicas de viabilidade, por exemplo”, argumenta. A partir deste diálogo com os populares é que a Prefeitura pode se projetar e preparar os projetos técnicos até mesmo para captar recursos quando for necessário.

De acordo com Tereza Zirpoli, a oficina que começa nesta sexta-feira (18) irá apresentar aos olindenses os detalhes do que foi projetado a partir das reivindicações captadas nas primeiras oficinas. Os participantes serão divididos em grupos de trabalho e cada um deverá discutir as Diretrizes Preliminares dentro da sua área.

“Este ainda não é o documento definitivo para a revisão do Plano Diretor. É, na verdade, um dos últimos passos de consulta popular antes que o material seja enviado para votação na Câmara de Vereadores e, aí sim, seja incorporado ao Plano Diretor da Cidade”, explica a secretária executiva.

Toda a população está convidada para participar da oficina que começa amanhã, com credenciamento às 13h30, na Academia Santa Gertrudes, e continua na manhã do sábado (19), no mesmo local.

Confira mais informações e os documentos que estão subsidiando os debates, no site do Plano Diretor de Olinda.

Oficina da Proposta – Revisão do Plano Diretor de Olinda

Local: Academia Santa Gertrudes

Data e Horário: 18/11, às 13h30 | 19/11, às 9h

Programação:
Sexta-feira – 18/11/2016
13h30 às 14h30 – Credenciamento
14h30 às 15h30 – Abertura
15h30 às 18h30 – Debates nos Grupos de Trabalho

Sábado – 19/11/2016
9h às 10h – Credenciamento
10h às 13h – Debates nos Grupos de Trabalho

Temas a serem debatidos nos grupos de trabalho: