Destaque

Publicado em 20/10/17 às 12:59 | Atualizado em 20/10/17 às 13:01

Semana da Juventude de Olinda garante ações sociais para o público de 15 a 29 anos

Com a reinauguração da Casa das Juventudes e inscrição para cursos que serão oferecidos a partir de novembro

Por marcosoliveira

Com atividades em vários bairros nas próximas segunda (23), quarta (25) e sexta-feira (27.10) de outubro, a Prefeitura de Olinda promove a Semana da Juventude. O primeiro dia contará, às 9h, com a reinauguração da Casa das Juventudes, no CAIC, em Peixinhos. Serão três dias de ações voltadas para o público de 15 a 29 anos, com roda de diálogo; aulão de exatas para o Enem; palestra para a confecção de um currículo vencedor; orientação profissional para pessoas com deficiência. Além de inscrição para 20 cursos que serão oferecidos a partir de novembro. Tudo regado às apresentações esportivas, culturais e artistas da terra.

A maioria da programação acontece, das 9h às 12h, nos bairros de Peixinhos (23), na Casa das Juventudes; Alto da Bondade (25), na Escola Capitão Luiz Reis; e Cidade Tabajara (27), na Praça das Árvores. Sendo promovida pela Secretaria Executiva de Esportes e Juventude de Olinda, conta com diversos parceiros, da iniciativa pública e privada, que entendem e apostam na promoção de políticas voltadas para os jovens olindenses como um caminho na construção de uma cidade melhor. O objetivo é apoiar e incentivar a autonomia dos movimentos e coletivos juvenis, com todas as ações construídas a partir deles. Fomentando uma geração política e cidadã.

Um esforço integrado com o Governo do Estado, que com a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência irá promover orientações profissionais; com a Uninabuco, oferecendo cursos de capacitação e palestras para a formulação de currículos; o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), especialista em estágios tão importantes no início da vida profissional; além de outras secretarias municipais.

Falar em jovens também é ouvir sobre cultura, educação, esportes e lazer. Por isso, já estão garantidas atrações nesse sentido. Como o Grupo Império Swing; a grafitagem do “Arte de Rua; o Coco de Ogan e Centro Cultural Nação Ogan; Grupo de capoeira Lua de São Jorge; a Companhia de Teatro Raio de Luz; Associação Nossa Voz em Ação, com apresentação de ballet, violino, judô, Taekwondo e violão.

Essas apresentações acontecerão sempre pela manhã, das 9h às 12h, com exceção de duas. No Alto da Bondade será realizado um aulão de Exatas como preparação para o Enem, na Escola Capitão Luiz Reis, às 13h30. No período da noite terá uma roda de diálogos. Na sexta-feira, toda estrutura estará pela manhã em Cidade Tabajara, na Praça das Árvores.