Meio Ambiente

Publicado em 03/03/17 às 11:13 | Atualizado em 03/03/17 às 11:51

Cerca de 50 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas em Olinda durante Carnaval

A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural

Por Juliana Nascimento

Foto: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente de Olinda

Quem disse que não dá para se divertir e trabalhar ao mesmo tempo? A turma do Limpinho ligada à Secretaria de Meio Ambiente de Olinda trabalhou durante o Carnaval das 10 às 22h com equipes no polo Infantil e circulando no Sítio Histórico. Os voluntários e catadores recolheram materiais recicláveis e conscientizaram os foliões para o descarte de lixo. Cerca de 50 toneladas de resíduos foram recolhidas das ruas e ladeiras da cidade.

Entre as atividades desenvolvidas nos dias de festa houve troca de vasilhas de vidros por recipientes plásticos e abordagens educativas. Quase 150 catadores formais participaram da ação.

“A importância desse tipo de atividade é destinar resíduos de forma correta e orientar a população”, comentou a secretária executiva de Meio Ambiente, Silvânia Cabral.

Antes do trabalho, os catadores recebiam café da manhã e os filhos passavam o dia no “Folia Cidadã”, espaço de proteção à criança e adolescente montado para recrear e oferecer lanches aos jovens enquanto os pais trabalhavam.

Durante o Carnaval, três pontos foram utilizados para receber os materiais recicláveis: um no Carmo, outro no Mercado do Peixe e no Cine Duarte Coelho.

“A ação foi bem recebida e aprovada pelas pessoas”, ressaltou Silvânia Cabral. No fim do dia, as empresas responsáveis pela coleta recolhiam o material para serem levados para reciclagem. Depois do processo, os produtos são transformados em camisas, folhas de papel, latinhas reutilizáveis e outros. Essa ação além de ser positiva para impacto ambiental, reduz o custo de água, energia e gastos operacionais.

Secretária Executiva de Meio Ambiente. Foto: Juliana Nascimento/ Prefeitura de Olinda

Foto: Divulgação/ Secretaria de Meio Ambiente de Olinda

Tags desta notícia: , , , , , ,