Notícias

Intimados na Operação Caminho das Águas compareceram hoje (20) à Secretaria de Meio Ambiente

O objetivo da operação foi o de abordar e conscientizar a população de Jardim Brasil sobre as condições de três lagoas do bairro, que têm sofrido com aterramento proveniente de invasões

Publicado por: Secom, em: 20/03/14 às 14:19
O objetivo da operação é o de barrar o aterramento das lagoas por invasões de residências e empresas.

O objetivo da operação é o de barrar o aterramento das lagoas por invasões de residências e empresas.

Ontem (19), foi realizada a Operação Caminho das Águas, com o objetivo de abordar e conscientizar a população de Jardim Brasil, sobre as condições de três lagoas do bairro: Artol, Sementeira e Azul.

As pessoas notificadas compareceram hoje (20) à Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, em Bonsucesso. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente de Olinda, Roberval Veras, falou o que está sendo feito e o que acontecerá com esses moradores, a partir de agora.

“Essa reunião com os moradores de Jardim Brasil, reflete toda a ação que fizemos ontem. O objetivo é o de sustar a degradação (das lagoas) que se encontra em ritmo acelerado. Os próximos passos é dar continuidade à identificação daquelas moradias. Tem um projeto de urbanização em curso e esse projeto conta com a revitalização das lagoas. Tem a retificação desses projetos, para que a gente possa junto com a população fazer um processo de urbanização em que o interesse público prevaleça”, informou Roberval Veras.

As próximas etapas Operação Caminho das Águas são o cercamento das áreas das lagoas, a instalação de placas de advertência e de câmeras para monitoramento e a urbanização dessas áreas. As lagoas Artol, Sementeira e Azul fazem parte da Bacia do Beberibe. A Secretaria de Meio Ambiente estima que de 20 a 30% dessas lagoas já foram aterradas, provocando a diminuição da área de escoamento das águas dos rios e das chuvas e, consequentemente, o aumento de alagamentos e inundações.

Veja mais

Pular para o conteúdo