Destaque

Publicado em 12/05/17 às 17:26 | Atualizado em 12/05/17 às 17:26

Obras de pavimentação e drenagem na Ilha do Maruim têm previsão para conclusão em junho

Nesta sexta (12) teve início o processo de cravação das estacas. Além do saneamento, o local terá uma nova via

Por pedropaulo

O projeto que envolve a implantação de saneamento, instalação de uma estação elevatória de esgoto, drenagem, pavimentação e construção de calçadas com acessibilidade na Ilha do Maruim está perto de ser concluído. A expectativa é que as obras sejam entregues no dia 30 de junho. O trabalho no local, iniciado em 2005 e paralisado por muitos anos, foi retomado na atual gestão. Aproximadamente 30 mil moradores da ilha, localizada no Bairro de Santa Tereza, em Olinda, serão beneficiados.

Na última quarta (10), foi instalado um bate-estaca para executar a estação elevatória e captar todo esgoto da comunidade. Nesta sexta (12), o equipamento iniciou o processo de cravação das estacas.  A máquina é utilizada para execução de fundações profundas em grandes construções, método no qual se finca as estacas no solo, que podem ser pré-moldadas em concreto, madeira, metálicas e outros materiais.

“As obras têm como objetivo trazer melhoria da autoestima, saúde para os moradores. Quando tem uma área saneada, pavimentada, drenada, calçada, com abastecimento de água, que os moradores não precisem usar poço, é um ganho de saúde muito grande para a população”, destaca o secretário executivo de obras de Olinda, Roberto Rocha.

Estão sendo investidos cerca de R$ 2.3 milhões pelo Governo Federal. A Prefeitura do município auxiliará no serviço de desapropriações, para a conclusão da pavimentação e estação elevatória. As obras estão em reta final, restando detalhes na execução da estação elevatória de esgoto e conclusão dos emissários (tubulação), que serão bombeados para estação de funcionamento da Compesa, localizado na Joaquim Nabuco, em Casa Caiada. Ao todo, serão 1350 metros de tubos. Após fim das obras, a Prefeitura passará o controle dos serviços para a Compesa.

“A gente concluiu a urbanização com saneamento, abastecimento de água correta, com todas as redes de esgoto das residências. Agora vamos para a pavimentação e drenagem das vias, contornando o Rio Beberibe e o Canal da Ilha de Maruim”, acrescenta Rocha.

Além do saneamento, está em andamento obras para uma nova via para melhoria no trânsito na entrada de Olinda. A nova rua terá início na Avenida Olinda (próximo à delegacia) e sairá na Rua Chã Grande, contornando a Ilha de Maruim. Há também projetos para construção de habitacional nas áreas ocupadas irregularmente.