Prefeitura de Olinda entrega 32 casas no Novo Varadouro

Comunidades do V-8 e V-9 foram rebatizadas pelos próprios moradores, após obras de urbanização integrada na localidade. Até o momento, 360 unidades habitacionais já foram entregues no bairro

Publicado por: Secom, em: 22/05/14 às 15:52
Comunidades do V-8 e V-9 foram rebatizadas de Novo Varadouro, pelos próprios moradores, após obras de urbanização integrada na localidade. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Trinta e duas famílias receberão, na manhã desta sexta-feira (23), das mãos do prefeito Renildo Calheiros, as chaves de 32 casas na comunidade do Novo Varadouro. As unidades habitacionais fazem parte do programa de urbanização integrada que prevê serviços de drenagem, saneamento, pavimentação e construção de moradias em Olinda. A solenidade acontece às 10h, na confluência das ruas 15 e 15A.

Com recursos do PAC/FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), a Prefeitura de Olinda está mudando a cara e a realidade de quem mora nas comunidades do V-8 e V-9. As ações estruturadoras, encabeçadas pela Secretaria de Obras, representam uma nova perspectiva de vida para os populares da área que, antes, residiam em condições precárias. “Os próprios moradores perceberam a dimensão do que está sendo feito na localidade e passaram a chamar a área de Novo Varadouro”, comenta Tereza Silva, coordenadora social da Secretaria de Obras.

Na manhã desta quinta-feira (22), representantes das 32 famílias estiveram na Secretaria de Obras para assinar o Termo de Uso das moradias. O documento tem validade de Termo de Posse da residência e, nele, está descrito os direitos e deveres do proprietário do imóvel. Entre as principais cláusulas do texto, estão a conservar a unidade habitacional, zelar pelo seu entorno e, no caso de benfeitorias, solicitar a consultoria de um engenheiro da Prefeitura. Além de não poder alugar, vender ou mesmo transformar a construção em qualquer outro ambiente que não seja o residencial.

Representantes das 32 famílias estiveram na Secretaria de Obras para assinar o Termo de Uso das moradias. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

“Outra cláusula importante é, no caso de morte do proprietário do imóvel, somente um herdeiro legítimo que também estiver morando na casa vai poder receber o direito de posse da moradia. É uma forma de garantir que a família que recebeu a casa continue com ela”, argumentou Sandra Coragem, assessora jurídica da Secretaria de Obras.

A jovem Jaqueline Matos, de 21 anos, mora no Varadouro desde os nove. Ela é casada e mãe de um filho. Atualmente, ocupa um quarto na casa da sogra e está ansiosa com a conquista da nova moradia. “É uma vitória porque, hoje, além de morar numa casa que não é minha, eu não tenho espaço para colocar as minhas coisas. O berço do meu filho mal cabe no meu quarto”, disse.

Até o momento, já foram construídas 360 unidades habitacionais no Varadouro. Até o fim do ano, outras 100 serão finalizadas e entregues à população. O objetivo é entregar, ao todo, 550 casas no bairro. A entrega das chaves das 32 novas residências acontece nesta sexta-feira (23), às 10h, na confluência das ruas 15 e 15A, no Varadouro.

Entrega de casas no Novo Varadouro
Data e hora: Sexta-feira (23), às 10h
Local: Na confluência das ruas 15 e 15A
(transversais da Avenida Joaquim Nabuco, após a antiga Fábrica do Carnaval)