Publicado em 15/06/16 às 14:30 | Atualizado em 27/06/16 às 14:20

Olinda apresenta Plano de Gestão do Sítio Histórico em Audiência Pública

Fruto de mais de um ano de consultas e discussões com a sociedade, o documento será apresentado na sexta-feira (17) às 10h, no Palácio dos Governadores (atual sede da Prefeitura de Olinda)

Por Rodrigo Barradas

Plano de Gestão do Sítio Histórico de OlindaDiscutir junto à população quais ações a cidade deve tomar para preservar o seu Patrimônio Histórico, é um grande passo para termos mais democracia e participação social na gestão pública. Por isso, Olinda está construindo seu Plano de Gestão do Sítio Histórico com participação popular. O documento será apresentado em audiência pública na sexta-feira (17), às 10h, no Palácio dos Governadores (atual sede da Prefeitura de Olinda).

Foi mais de um ano de consultas e discussões com a sociedade, para chegar a um pacto de como se deve administrar o Sítio Histórico de Olinda.”Durante as oficinas de planejamento participativo, no processo de revisão da Lei Urbanística dos Sítios Históricos de Olinda (Lei 4849/92), percebemos que havia inicialmente a necessidade de construirmos, junto à população, um plano de gestão para os Sítios Históricos do município”, disse Claudia Rodrigues, secretária Executiva de Patrimônio.

O Plano de Gestão deverá possibilitar uma gestão integrada por todos os entes que compõem a área, e será baseado em três eixos: vulnerabilidade social e ambiental da cidade, preservação da área e qualidade dos serviços públicos prestados. São abrangidas nele todas as questões de gerenciamento de um território, como a mobilidade urbana; manutenção de espaços e áreas públicas; controle urbano; além de serviços públicos em geral como limpeza, manutenção das vias e segurança.

Documento fundamental para orientar as ações públicas e privadas sobre a conservação e utilização racional do Patrimônio Histórico de Olinda, sua importância maior é pela forma como foi construído, fruto do debate de interesses coletivos dos olindenses.

Acesse os documentos na página do Plano de Gestão do Sítio Histórico de Olinda: www.olinda.pe.gov.br/rlush/plano-de-gestao-do-sitio-historico-de-olinda

Tags desta notícia: , , , , , , , , ,