Destaque

Publicado em 01/08/17 às 15:35 | Atualizado em 01/08/17 às 15:37

Servidora de Olinda representa município em prêmio nacional de Patrimônio Histórico

Aneide Santana participará do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Por pedropaulo

Fotos: Alice Mafra /Prefeitura de Olinda

A servidora pública da Prefeitura de Olinda, Aneide Santana, foi convidada para compor o seleto grupo da Comissão Nacional de Avaliação da 30ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A condecoração é a mais importante e esperada premiação na área do Patrimônio Histórico no Brasil. A divulgação do resultado será no dia 22 de agosto, no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília (DF).

Historiadora e responsável pela pasta de Documentos Históricos de Olinda, Aneide terá a honra de participar desta edição, que é considerada especial, pois comemora os 80 anos do Iphan. O prêmio é oferecido anualmente a empresas, instituições e pessoas de todo país e destaca, ao longo dos anos, a diversidade e a riqueza do Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro. Sejam elas em manifestações culturais, nas antigas e modernas curvas da arquitetura nacional ou em grandiosas paisagens arqueológicas e naturais.

“O Iphan escolhe pessoas que atuam em patrimônio em todo país. Fiquei muito honrada em ser lembrada. É uma edição especial, afinal, é a trigésima, também tem a comemoração dos 80 anos do Instituto. Olinda é muito importante para o patrimônio do país. Quero dividir essa alegria de estar em um grupo seleto com a cidade, governo municipal e patrimônio”, comemorou Aneide, que está há 30 anos com trabalhos neste segmento.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é promovido pelo Iphan desde 1987. Foi assim denominado em homenagem ao fundador do Instituto, para destacar as iniciativas que compartilham dos mesmos ideais.