Programas e Ações

Programa Mãe Olinda

Antecipando as comemorações do Dia das Mães, a Secretaria de Saúde de Olinda promoveu um dia especial para 150 gestantes no oitavo mês de gravidez (08/05/2009 – Fotos: Passarinho)

As futuras mães de Olinda agora podem ter seus filhos sem preocupação. Desde maio do ano passado, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Saúde, realiza, mensalmente, um acompanhamento pré-natal das gestantes nos hospitais Brites de Albuquerque e Tri-Centenário. Com o slogan “Aqui nascem os futuros filhos de Olinda”, a iniciativa faz parte do programa Mãe Olinda.

O programa tem como objetivo fazer com que essas pessoas conheçam de perto o ambiente onde será realizado o parto, desde o acolhimento, sala de triagem, pré-parto, parto e enfermarias. São 60 beneficiadas mensalmente, sendo 30 do Distrito Sanitário I e o restante do Distrito Sanitário II. A seleção é feita pelos Postos de Saúde da Família (PSFs) de cada área. Na última terça-feira de cada mês ocorre a visita.

Segundo a secretaria adjunta e coordenadora do programa Mãe Olinda, Cristiana Menezes, são disponibilizados dois microônibus para recolher as mulheres em cada PSF. A saída acontece na sede da Secretaria de Saúde do município. No caminho para os hospitais, agentes da Coordenadoria de Saúde da Mulher verificam se o cartão de cada gestante está em ordem.

As beneficiadas pelo programa Mãe Olinda são recepcionadas pelos diretores das unidades médicas. Além de assistirem um vídeo das instalações do local, as gestantes têm a oportunidade de conhecerem todas as unidades do espaço onde será realizado o parto. No final da visita, é oferecido um lanche. “Com o acompanhamento, as mulheres se sentem mais amparadas e seguras para esse grande momento de suas vidas”, analisou Cristina Menezes.