Programas e Ações

Revitalização do Alto da Sé

O ponto turístico número 1 de Pernambuco foi inteiramente requalificado

Conheça as obras estruturadoras que a prefeitura realizou com o objetivo de preservar o patrimônio artístico, cultural, histórico e arquitetônico do ponto turístico mais visitado de Pernambuco. O projeto de requalificação teve investimentos na ordem de 4,5 milhões, provenientes do PRODETUR.

LARGO DO ALTO DA SÉ – A obra do Alto da Sé foi coordenada pela Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. Foi reestruturado o espaço do Largo da Sé, que se estende desde a Igreja da Sé até a Ladeira da Misericórdia, com reforma, recuperação e revitalização do local, contemplando as praças e toda a infraestrutura do entorno, bem como a readequação paisagística.

CAIXA D’ÁGUA – A ação incluiu também a obra de requalificação do prédio da Caixa D’Água, primeira construção em estilo moderno com “cobogós” do País. No edifício, que tem 20 metros de altura, foi instalado um elevador panorâmico e o local foi transformado num mirante, o que possibilita uma vista de 360 graus para Olinda e Recife. Além disso, foi recuperado o terraço e os espaços interiores para a instalação de atividades de apoio à visitação turística.

MERCADO DE ARTESANATO E HORTO DEL REY – O Alto da Sé ganhou ainda novo Mercado de Artesanato. Os lojistas que ficavam instalados na lateral da Caixa D´Água foram instalados na Rua Bispo Coutinho de Baixo, onde fica localizado o novo mercado. Com isso, os visitantes podem ter acesso à vista do Horto Del Rey, segundo horto botânico mais antigo do Brasil.

EMBUTIMENTO DA FIAÇÃO – A fiação elétrica aérea foi embutida. Os postes comuns foram retirados, desobstruindo a interferência visual provocada pelos fios.

ACESSIBILIDADE UNIVERSAL – O projeto também requalificou as praças com novo piso/revestimento que valoriza o pedestre e prioriza os portadores de deficiência (passarela de travessia elevada, piso tátil, piso alerta, piso direcional e rampas).

Veja mais