Religião

Publicado em 22/03/16 às 15:57 | Atualizado em 01/04/16 às 19:40

Olinda divulga programação das celebrações religiosas da Semana Santa

As tradicionais procissões e missas acontecem na cidade, até o próximo domingo (27)

Por Carla Amaral

As tradicionais procissões e missas acontecem na cidade, até o próximo domingo (27). Foto: Monique Veloso/Pref.Olinda

As tradicionais procissões e missas acontecem na cidade, até o próximo domingo (27). Foto: Monique Veloso/Pref.Olinda

Conhecida como a cidade que tem um dos maiores e mais conhecidos carnavais do mundo, Olinda também se destaca pela religiosidade e devoção do seu povo. As celebrações religiosas no período da Semana Santa, recebem um lugar especial no calendário de eventos da Cidade Patrimônio. Neste ano, a programação começou na quinta-feira (17) com a Procissão do Encerro, e segue até o domingo (27), quando será realizada a Procissão do Senhor Ressuscitado.

Procissões

Como acontece tradicionalmente, a programação das procissões foi iniciada na quinta-feira (17) com a Procissão do Encerro, que saiu às 19h30 da Igreja do Carmo, seguindo até a Igreja da Sé. Na sexta-feira (18) aconteceu a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos. O Cortejo visita os nichos ou Passos, realizando pausas reflexivas. Os Passos são pequenas capelas de alvenaria construídas entre 1773 e 1809. Esses só são abertos durante a Procissão, que reconstitui o caminho do Senhor até o Calvário. O percurso é iniciado na Igreja da Sé e segue até a Igreja do Carmo.

Na sexta-feira (25), acontece a Procissão do Senhor Morto, com saída prevista para as 16h, na Igreja da Sé. As celebrações culminam com a Procissão do Senhor Ressuscitado, realizada no domingo (27), com saída às 6h, no Convento de São Francisco.

Missas

As missas que fazem parte das celebrações acontecem na Igreja da Sé. Na quinta-feira (24) será celebrada a Missa dos Santos Óleos, às 9h, e a Missa da Ceia do Senhor (com lava-pés), às 17h. Na sexta-feira (25), a partir das 15h, acontece a Liturgia da Paixão. No sábado (26), às 20h, será realizada a Vigília Pascal e no domingo (27), às 9h, acontece a celebração da Missa da Ressurreição.

Tags desta notícia: , , , , ,