Saúde

Publicado em 16/03/17 às 17:52 | Atualizado em 16/03/17 às 17:52

Alunos de medicina da Unicap conhecem as vigilâncias de saúde de Olinda

O grupo conheceu os fluxos de ações da Epidemiologia, Sanitária e Centro de Vigilância Ambiental

Por Pedro Morais

Alunos de medicina da Unicap receberam explicações sobre fluxos e funcionamento do SUS. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda.

Uma equipe de 50 alunos do 3º período do curso de medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) realizou na manhã dessa segunda e terça-feira (13) visitas técnicas nas Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao) da Secretaria de Saúde do município. A atividade, que faz parte do convênio de estágios entre a prefeitura e a instituição de ensino, compõe a disciplina Ensino, Serviço e Comunidade. A ideia permitir aos estudantes a obtenção de informações acerca do fluxo do Sistema Único (SUS).

Os acadêmicos foram coordenados pelos professores da Unicap, Suzane Brust e Alexandre Beltrão. Na Vigilância Ambiental os alunos foram recebidos pelo gerente do Cevao, o biólogo Henrique Eduardo; além das veterinárias Jaqueline Soares e Isla Cavalcante, bem como a coordenadora de vetores, Diana Santana.

Durante o encontro, os universitários puderam conhecer a estrutura física do setor de zoonoses, laboratório, canil, almoxarifado entre outros. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Cevao e as ações rotineiras desenvolvidas pelas equipes técnicas e Agentes Comunitários de Endemias (ACEs). Também foram ministradas palestras sobre raiva, leptospirose, Leishmaniose, esporotricose, mormo, histoplasmose, criptococose e arboviroses.

print