Saúde

Publicado em 30/03/17 às 15:29 | Atualizado em 30/03/17 às 15:29

Arboviroses é tema de workshop em Olinda

Além de palestra e debate, houve uma exposição de materiais reciclados e outros utilizados no cotidiano pelos agentes de endemias  

Por Pedro Morais

Alunos de escolas da rede municipal e particular visitaram exposição no Cevao. Foto: Pedro Morais/Secretaria de Saúde de Olinda.

Um olhar no controle das arboviroses. Esse foi o tema do workshop que o Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Olinda (Cevao) promoveu nesta quinta-feira (30), das 8h às 13h30, na sede do Centro, situado na PE-15, Km 11, Cidade Tabajara. O evento propôs integrar as equipes de controle de endemias, normatizar o processo de trabalho e estimular iniciativas de um novo olhar no controle das arboviroses no município de Olinda.

 

A programação contou com abertura e composição de mesa, que contou com as presenças do secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson; a secretária-executiva do Meio Ambiente, Silvânia Cabral; a diretora da Vigilância em Saúde, Mariurcha Dantas; a assessora especial da Secretaria-Executiva de Projetos e Políticas Educacionais (SEPPE), Renata Araújo; e o gerente do Cevao, Henrique Eduardo.          

 

Outro mecanismo estratégico da exposição foi incorporar a educação popular como ferramenta de mudança, intersetorializando com os diversos segmentos como meio ambiente, educação, atenção básica, comunidade, entre outros. Prova disso foi a presença de oito alunos da 5ª série da Escola Claudino Leal, e oito do Colégio Evolução localizada, ambos de Cidade Tabajara.

 

A diretora da escola Claudino Leal, a pedagoga Patrícia Coruso, destacou a importância do evento. “É uma atividade extra-aula e transforma os alunos em multiplicadores da informação para seus familiares e vizinhos, principalmente quando o assunto trata de saúde pública”, elogiou.    

 

O secretário de Saúde, Eud Johnson, elogiou a iniciativa dos organizadores do evento. “Essa integralidade com outras Secretarias é muito importante para a gestão, pois conjuntamente buscamos melhorar a qualidade de vida das pessoas e motivar o servidor, valorizando o trabalho naquilo que ele faz diariamente”, enfatizou.

 

A secretária-executiva e Meio Ambiente, Silvânia Cabral, também fez questão de destacar a parceria. “Vamos caminhar juntos na busca dessa melhoria pela saúde de Olinda, estamos de portas abertas para continuar trabalhando com outros setores da gestão e, principalmente com a Saúde”, assinalou.     

 

A exposição contou com a apresentação de trabalhos produzidos pelos agentes, sendo reciclados de forma artesanais como garrafas pet e pneus, tidos como locais de focos e proliferação dos mosquitos. Também teve palestra e rodada de discussões sobre a temática proposta.