Publicado em 23/10/15 às 13:34 | Atualizado em 14/12/15 às 20:12

Bairro de Sapucaia tem dois postos de saúde requalificados

As obras na Unidade Básica de Saúde Sapucaia I, e na Unidade Sapucaia II e III reformaram e ampliaram os prédios. Somadas, as unidades atendem cerca de 12 mil pessoas da comunidade

Por Tiago Peixoto

Requalificação dos postos de saúde Sapucaia I e Sapucaia II e III. Foto: Luiz Fabiano/Pref.OlindaOntem (22), foram inauguradas as obras de requalificação das unidades do Programa Saúde da Família de Sapucaia I e Sapucaia II e II. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros compareceu a cerimônia de inauguração, que contou com a presença da secretária de Saúde, Tereza Miranda; da deputada federal Luciana Santos (PCdoB); do vereador Márcio Barbosa (PTdoB), moradores do bairro, e membros da gestão municipal.

“A importância desse posto para comunidade é enorme, uma vez que aqui temos médicos, enfermeira, dentista, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias além do apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com nutricionistas, psicólogo, assistente social, farmacêuticos. Essa estrutura física vem fazer que esses profissionais atendam melhor a população. E só conseguimos isso por termos um prefeito com prestígio, batalhando para trazer recursos para a realização da obra”, afirmou a secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda.

Mesmo com a crise econômica que o mundo e o Brasil atravessam, e que traz dificuldades à administração pública, Olinda continua trabalhando para melhorar a vida das pessoas, com a inauguração de obras e a manutenção dos serviços públicos. “Nós estamos fazendo as duas entregas em uma mesma noite, pois são várias as inaugurações que estamos fazendo aqui na cidade. As pessoas me perguntam como é que, em tempo de crise, nós estamos conseguindo inaugurar tantas coisas aqui em Olinda. Eu respondo que são as parcerias que nós sempre buscamos com o Governo Federal e o Governo do Estado, com os projetos que nós elaboramos e a luta que fazemos para melhorar as pessoas aqui de Olinda”, disse o prefeito Renildo Calheiros.

As obras na Unidade Básica de Saúde Sapucaia I, e na Unidade Sapucaia II e III foram realizadas com recursos da prefeitura e do Governo Federal, dentro do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), do Ministério da Saúde. Agente de Saúde na equipe de Sapucaia III, Silvânia de Andrade demonstrou sua alegria com a reforma no local. “Antes não tinha nem sanitário para deficiente físico. Hoje já tem. Agora tem cerâmica, o que ajuda na limpeza. Agora tem médico todos os dias, a população sempre tem consulta. Melhorou demais o nosso trabalho”, falou.

Ao todo, 12 mil pessoas da comunidade são atendidas pelas duas unidades.“Ajeitar o posto melhorou várias coisas. Antes era difícil, não tinha estrutura, não tinha médico. Agora tem médico sempre, a gente pode utilizar tudo bonitinho. Tá ótimo”, nos contou Neuza Costa, 61 anos, que mora há 55 no bairro de Sapucaia.

Tags desta notícia: , , , , ,