Destaque

Publicado em 30/10/17 às 11:20 | Atualizado em 30/10/17 às 11:20

Crianças de Olinda aprendem desde cedo cuidados com a saúde bucal

Atividade fez parte do Dia Mundial Livre da Cárie

Por Juliana Nascimento

Texto e Fotos: Júlio Gomes

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma programação em Olinda, nesta sexta-feira (27), lembrou o Dia Mundial Livre da Cárie e a importância da saúde bucal para crianças e adultos. A ação foi realizada na Associação Boi Menino, instalada na Avenida Nacional, no bairro de Peixinhos, e reuniu dezenas de moradores da localidade. A população participou de atividades educativas, recebeu orientação de profissionais, aplicação de flúor e a escovação dental supervisionada. No encontro, mais de 400 kits odontológicos foram distribuídos gratuitamente.

O movimento de combate a cárie também foi realizado em outros pontos de Olinda, como na Unidade de Saúde da Família (USF), na Cohab/Peixinhos. A dona de casa Janaina Maria, foi uma das participantes e trouxe os filhos para conferir a novidade. “É importante as crianças saberem que a escovação deve ser realizada três vezes ao dia, para evitar o surgimento de bactérias”, ressaltou a moradora. O mutirão se estendeu pelas localidades de Amaro Branco, Rio Doce, Vila Popular, Varadouro, Jardim Fragoso, Beira Rio, Ilha Santana ll, Vila Manchete, Ouro Preto e, ainda, no 7° RO.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a proposta é fruto de uma parceria com Coordenação de Saúde do Estado e a ABO/Colgate, idealizadora da campanha “Um sorriso do tamanho do Brasil”. Conforme o coordenador de saúde bucal de Olinda, Romero Dias, a ação consegue estreitar os laços das comunidades com a atenção básica. “Ocorre uma aproximação, principalmente, com os dentistas do município. É possível mostrar a importância da saúde bucal, motivando a procura”, destacou. A ação contou também com o apoio de agentes comunitários e de estudantes de Odontologia da UFPE.