Destaque

Publicado em 14/11/17 às 17:53 | Atualizado em 14/11/17 às 17:56

Dia Mundial do Diabetes é lembrado em Olinda com ação de combate à doença

Verificação de glicemia e aferição da pressão arterial foram alguns serviços oferecidos à população

Por mariliabanholzer

Por Júlio César Gomes

O Dia Mundial do Diabetes é lembrado todo ano no dia 14 de novembro e para chamar a atenção da população no combate à doença, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (14) uma ação no estande montado na orla do Bairro Novo. Foram oferecidos os serviços de verificação de glicemia, aferição da pressão arterial e avaliação nutricional.

O local foi escolhido como ponto estratégico, já que muita gente aproveita o calçadão para realizar caminhadas e praticar outros exercícios físicos e, algumas delas, não costumam frequentar o médico regularmente. O morador José Alcântara, de 55 anos, aprovou a medida. “É necessário que sempre haja essas atividades nos bairros, porque nem todos têm condições de se deslocar para uma unidade de saúde”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com diabetes vem crescendo a todo. De acordo com os médicos, o melhor método de evitar o diabetes é seguir uma alimentação saudável, à base de frutas e hortaliças, diminuir o consumo de doces, gorduras e refrigerantes, além de manter a praticar de exercícios físicos com frequência.

“A meta da campanha é de incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para prevenção e controle da diabetes e suas complicações”, destacou a coordenadora de doenças crônicas e hiperdia, Luciana Pimentel.