Publicado em 14/07/17 às 16:45 | Atualizado em 17/07/17 às 14:16

Gestão municipal de Olinda e TRT firmam cooperação para prevenir acidentes de trabalho

A cidade é a única do Estado que aderiu a parceria

Por Pedro Morais

Prefeito, Professor Lupércio, assinou a Adesão de Cooperação Técnica. Foto: Sandro Barros/Secom.

Na manhã desta sexta-feira (14.07), na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou a renovação do Termo de Adesão ao Protocolo de Cooperação Técnica do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6). A parceria representa a continuidade e intensificação das ações voltadas à prevenção das doenças resultantes de acidentes de trabalho.

Olinda é o único município do Estado que fez essa Adesão, demonstrando preocupação para minimizar o número de acidentes de trabalho. Muitas vezes essas ocorrências acarretam perdas não somente econômicas, mas, sobretudo, humanas.

A solenidade no TRT também contou com as presenças do secretário de Saúde de Olinda, Eud Jonhson e equipe; do desembargador Valdir Carvalho; do gestor do Getrin6, juiz Milton Gouveia; do procurador da Advocacia Geral da União, Carlos Eduardo; do diretor geral da Fundacentro, Maurício Viana e representantes de outros órgãos envolvidos na cooperação.

Secretário de Saúde, Eud Jonhson (C) e equipe participaram do evento. Foto: Sandro Barros/Secom.

Dentro do compromisso de prevenir os acidentes, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, em junho promoveu uma capacitação pioneira em Pernambuco, denominada Curso Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis (PRC) com Ênfase no Benzeno.

O tema da instrução foi voltado para melhorar a qualidade da saúde do trabalhador frentistas de postos de combustíveis e também, das aquelas pessoas que circulam por esse ambiente. É notório, que hoje esses PRCs comercializam não somente o combustível, mas, sobretudo, detentores de lojas de conveniências, bebidas e até caixas eletrônicos.