Saúde

Publicado em 19/06/17 às 13:45 | Atualizado em 19/06/17 às 16:47

Laboratório de Saúde Pública de Olinda capacita funcionários para fortalecer qualidade dos exames

Por Pedro Morais

Profissionais receberam instruções para melhorar qualidade dos exames. FOTO: Pedro Morais/SSO.

Um grupo de 54 profissionais envolvendo técnicos de enfermagem, recepcionistas das unidades básicas de saúde e equipe técnica do Laboratório Municipal de Saúde Pública de Olinda (LMSP), participou na manhã desta segunda-feira (19.06) de uma capacitação sobre atividades de recepção, coleta e transporte de amostras biológicas. A instrução segue até amanhã. Ela acontece no auditório da Policlínica João Barros Barreto, no Carmo.

Na programação desta segunda-feira, uma palestra foi ministrada pelo farmacêutico Albertino Santos que falou sobre os procedimentos operacionais da fase pré-analítica dos exames laboratoriais.Em seguida, a coordenadora da qualidade do LMSP, Edvani Silva, esclareceu sobre a normatização para recebimento e transporte de amostras biológicas nas unidades de coleta da cidade. Ela relatou a importância do evento. “Essa capacitação vai melhorar a qualidade final dos resultados de exames”, elogiou.

A diretora do LMSP, Ana Cruz, também destacou a importância do evento. “Precisamos aperfeiçoar ainda mais o conhecimento dos profissionais nesse processo pré-analítico, assim os resultados de exames terão mais qualidade”, enfatizou. A partir do aprendizado passado nos dois dias de evento, a gestão atual pretende fortalecer o atendimento. Amanhã, outro grupo também será capacitado.