Publicado em 15/02/16 às 13:38 | Atualizado em 19/02/16 às 17:42

Olinda abraça campanha nacional contra o Aedes aegypti

Agentes de combate às endemias e integrantes das forças armadas visitaram estabelecimentos comerciais e residências. A ação contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello

Por Rodrigo Barradas

estudo-portal-Dia-D-Contra-o-Aedes-15-02-16Nos últimos sábado (13) e domingo (14), foi intensificada a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de enfermidades como a Dengue, Chikungunya e Zika virus, em Olinda. A ação aconteceu em todo o território nacional e foi realizada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os governos estaduais e municipais.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, veio à cidade e participou da ação que contou com a presença da secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro, da secretária de Saúde de Olinda, Tereza Miranda, do secretário de Segurança Urbana do município, Ubiratan de Castro Júnior e do vereador Marcelo Santa Cruz (PT). Cerca de 200 pessoas, entre agentes de combate às endemias, guardas municipais, supervisores, gestores e integrantes das Forças Armadas visitaram e inspecionaram estabelecimentos comerciais e residências em toda a cidade, entregando material educativo e verificando possíveis focos.

“A gente já atua comumente nas residências do município, decidimos aproveitar essa demanda nacional e fazer um grande mutirão, com todos nós na rua, para fiscalizar também os estabelecimentos comerciais que também podem servir como foco de reprodução para o mosquito Aedes aegypti”, falou o gerente do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO), Eudes Coutinho.

As ações contaram como o reforço da Unidade Móvel de Monitoramento da Guarda Municipal de Olinda, um micro-ônibus recebido através de um convênio com o Ministério da Justiça. O veículo possui uma torre de 19 metros com uma câmera, que permite visualizar locais como caixas d’água destampadas e outros possíveis focos do mosquito.

Olinda contra o Aedes – A Prefeitura de Olinda lançou o site www.olindacontraoaedes.com.br, para captação de informações sobre possíveis focos do mosquito na cidade. A ferramenta tem a finalidade de incentivar a comunidade a solicitar ações preventivas, assim como promover informações gerais sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti.

No ícone “Denunciar Foco” o morador poderá informar onde existem lugares com água parada, que possam servir de criadouro ou foco do mosquito, através de um formulário disponibilizado na página. Também é possível enviar fotos do local, e informar o endereço exato com latitude e longitude através da geolocalização do celular.

Os demais ícones (Gestantes com Sintomas, Solicitar Ação e Mais Informações) também oferecem formulários de solicitações para preenchimento, dando orientações importantes sobre o assunto, inclusive com telefones e emails para contato e esclarecimentos via vídeo.

Sem título

Tags desta notícia: , , , , , ,