Saúde

Publicado em 21/03/17 às 21:15 | Atualizado em 21/03/17 às 21:19

Olinda faz ação de rotina no enfrentamento à filariose

Exame de gota-espessa deve ser coletado a partir das 22h

Por Pedro Morais

Exame de gota-espessa diagnostica pessoas portadoras de filariose. Foto: Divulgação/SSO.

Técnicos da Secretaria de Saúde de Olinda vão realizar amanhã (22) um monitoramento denominado Sitio Sentinela da Filariose.  A equipe de agentes de saúde estará visitando os moradores das ruas Flora de Assunção, Percílio da Cunha, Maria de Fátima Pinto, Helena Barreto e Policarpo de Andrade no bairro de São Benedito.

Além desse serviço de acompanhamento feito pelos técnicos, a Prefeitura de Olinda disponibiliza a coleta do exame de segunda à quinta-feira, a partir das 22h, no Serviço de Pronto Atendimento – SPA, na Avenida Antônio da Costa Azevedo, s/n, em Peixinhos.

O Sitio Sentinela da filariose é o monitoramento ao exame da gota-espessa (fura dedo) que é recomendado pelo Ministério da Saúde, sob o controle da Secretaria de Saúde do Estado (SES) para diagnosticar e erradicar a doença. Após a coleta, que acontece a partir das 22h, o material (sangue) é encaminhado para o Laboratório de Saúde Pública de Olinda e caso o resultado seja positivo, o paciente é comunicado para iniciar o tratamento.

A Coordenação de Filariose de Olinda também realiza o serviço de tratamento coletivo de porta a porta. A ação foi iniciada na Vila Tamandaré, em Peixinhos e em Jardim Brasil II. Na próxima semana, os agentes estarão visitando os moradores dos bairros do Bonsucesso, Varadouro, Guadalupe e Vila Popular.

print