Publicado em 03/12/15 às 11:56 | Atualizado em 04/12/15 às 9:25

Olinda ganha Faculdade de Medicina

O prefeito Renildo Calheiros foi homenageado na aula inaugural dos estudantes da Faculdade de Medicina de Olinda, que vão estagiar na rede municipal de saúde já a partir do primeiro período

Por Pedro Morais

Os alunos do curso de medicina da FMO, já a partir do primeiro período, poderão iniciar os estágios na rede municipal de saúde. Foto: FMO/Divulgação

Os alunos do curso de medicina da FMO, já a partir do primeiro período, poderão iniciar os estágios na rede municipal de saúde. Fotos: Jorge Gregório/FMO/Divulgação

Olinda ganhou sua primeira turma do curso de medicina, da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO). O prefeito Renildo Calheiros participou da aula inaugural desses 120 alunos, realizada no dia 26 de novembro, na sede da instituição em Bairro Novo.

A secretária de Saúde do município, Tereza Miranda, também esteve presente e fez uma explanação do funcionamento do sistema de saúde do município. Também marcaram presença, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CREMEPE), André Soares Dubeux; o diretor acadêmico da FMO, Carlos Teixeira Brandt; o coordenador do curso de medicina, Tarcísio Reis; a diretora administrativa, Maria da Glória; assim como os estudantes e funcionários.

O diretor geral da FMO, Inácio de Barros Melo Neto, destacou o importante papel desempenhado pelo prefeito Renildo Calheiros para a implantação da faculdade. “Nada mais do que justo homenagear o prefeito, registrando o auditório com o nome de Renildo Vasconcelos Calheiros, pois ele teve papel fundamental nesse marco importante para a cidade de Olinda”, agradeceu.

O prefeito Renildo Calheiros deu boas vindas aos alunos, e falou sobre os fatos históricos importantes ocorridos na cidade. “Parabéns a todos vocês, e faço questão de relatar o que Olinda representa para a história de luta do Estado”, enfatizou. O prefeito também comentou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o país. “O SUS é o maior sistema de saúde do mundo, e nós aqui em Olinda estamos trabalhando como muita responsabilidade para manter e aprimorar os serviços que beneficiam a população olindense”, afirmou.

Já a secretária de saúde, Tereza Miranda, como profissional médica, parabenizou os novos alunos e apresentou o funcionamento do sistema de saúde do município. “Nossa rede é rica em assistência à população e servirá de instrumento educativo para vocês e, sobretudo, vai ajudar na construção dessa missão tão importante do profissional médico, que é cuidar da vida das pessoas”, finalizou.

Os alunos do curso de medicina da FMO, já a partir do primeiro período, poderão iniciar os estágios na rede municipal de saúde. Supervisionados, eles receberão informações e prática de ensino dos princípios de funcionamento da atenção básica de saúde, disponibilizada à população olindense.

Faculdade de Medicina de Olinda – A instituição fica situada na Rua Manoel de Almeida Belo, 1333, em Bairro Novo. Tem estrutura adaptada a portadores de deficiência física, rampas, elevadores e banheiros adaptados. Os laboratórios são equipados com simuladores, modelos anatômicos modernos e computadores. A biblioteca está toda equipada com  mais de 400 títulos e mais de 12.000 exemplares à disposição.

Tags desta notícia: , , , , ,