Publicado em 06/10/15 às 19:02 | Atualizado em 14/10/15 às 12:04

Olinda prepara atividades em comemoração ao Outubro Rosa

A cidade participa da luta contra o câncer de mama, com a realização de palestras, teste rápido de HIV e Sífilis, além de exames ginecológicos e mamografia nas comunidades

Por

A é um movimento que existe há mais de vinte anos. O objetivo é a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

O movimento existe há mais de vinte anos. O objetivo é a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Olinda abraça a campanha do Outubro Rosa, pois se prevenir, ainda é a melhor forma de combater o câncer de mama. Durante o mês, a Prefeitura desenvolve várias ações de esclarecimento, prevenção e diagnóstico da enfermidade. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

A campanha Outubro Rosa é um movimento que existe há mais de vinte anos, nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente  que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social já estiveram no Varadouro, Peixinhos, Cidade Tabajara e Jatobá. Porém, a programação segue até o próximo dia 26, e ainda contemplará os bairros de Bairro Novo, Ouro Preto, Jardim Atlântico e Monte.

Desde 2011, a Prefeitura de Olinda oferece o Programa Amigo do Peito, que através do mamamóvel – caminhão com equipamentos e profissionais de saúde -, leva todos os meses o exame de mama às comunidades do município, numa parceria com o Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso ajuda a prevenir a doença, ao diagnosticá-la com rapidez e qualidade, além de agilizar e diminuir os custos de deslocamento das pacientes.

Veja a a agenda de atividades

08/10 – Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (Av. Getúlio Vargas, 536, Bairro Novo)

• Mamografia (Mamamóvel), 7h30 às 16h
  • Palestra, às 8h